GUIA GAZETA DO POVO
O Guia Gazeta do Povo selecionou programas imperdíveis para você fazer na cidade logo após ver uma peça durante o Festival de Curitiba. Que tal esticar a noite com um jantar romântico, uma balada ou um barzinho para tomar aquela cerveja gelada com os amigos?! Assista ao vídeo e veja as dicas
Amanhã, o Teatro Regina Vogue completa sete anos de atividade. Em 2004, no dia 1.º de abril, o ator Selton Mello inaugurou, com a peça O Zelador, o palco por onde já foram encenadas centenas de montagens. De peças infantis a shows de humor, incluindo montagens adultas e musicais, o espaço tem um média de público anual de 70 mil pessoas.
"A nossa programação é diversificada, e o público varia de acordo com o espetáculo. De famílias a casais de namorados, percebemos que as pessoas que frequentam esse teatro também jantam ou passeiam pelo shopping", afirma Adriano Vogue, de 37 anos, o administrador do Teatro Regina Vogue, situado dentro do Shopping Estação.
Saiba tudo sobre os espetáculos da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba
"É uma tendência nacional ter teatro dentro de shopping centers", comenta Adriano, referindo-se tanto à realidade de São Paulo e Rio de Janeiro, mas também a Curitiba. Além do Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, o Shopping Novo Batel abriga três salas e, no segundo semestre, o Shopping Curitiba terá uma unidade da Livraria Cultura, com uma sala de teatro.
A professora de inglês e de música Maria Cecília Vieira, 62 anos, é uma frequentadora do Teatro Regina Vogue. Ela confere pelo menos uma montagem por semana, em especial as infantis, uma vez que Maria Cecília costuma levar a sua neta, Juliane, de 2 anos. "Conheço as salas de Curitiba e digo, por experiência, que o Regina Vogue vale mais a pena, além da programação, pela segurança de estar dentro de um shopping center", diz Maria Cecília.
Regina Vogue, veterana atriz que empresta o nome ao teatro, e mãe de Adriano, conta que vai comemorar os sete anos do espaço trabalhando. Durante o Festival de Curitiba, 11 peças estão em cartaz, da comédia Contos Nordestinos A Morte do Cangaceiro à uma adaptação de Alice no País da Maravilhas.
A agenda para apresentações no primeiro semestre está praticamente lotada, e há poucas vagas para o resto do ano. Em agosto, será encenada a peça que vai recuperar a trajetória de Regina Vogue, hoje com 66 anos, e meio século ligada às artes cênicas.
A atriz Fabiula Nascimento, há quatro morando no Rio de Janeiro, hoje contratada pela Rede Globo, é uma entusiasta do Teatro Regina Vogue. Quando ainda vivia em Curitiba, atuou diversas vezes no espaço que tem 600 metros quadrados, com 326 cadeiras e possibilidade para 40 vagas extras. "O Regina Vogue é um dos melhores do país, e um orgulho para Curitiba. O Shopping Estação ganha muito com esse espaço, uma referência para as artes cênicas", afirma Fabiula.
Quando pensa em trazer um espetáculo para Curitiba, o primeiro nome que surge para o produtor Ricardo Grandi é o Regina Vogue. "Por causa da excelência do teatro, e do profissionalismo da família Vogue", diz Grandi. Em 2008, ele trouxe à capital paranaense a montagem A Graça da Vida, com Nathália Timberg. "Foi um sucesso. Mesmo porque o público brasileiro dá sinais que teatro tem de ser dentro de shopping, pela segurança, pelo conforto, enfim", comenta o produtor paulistano.
Parcerias
Além das peças abertas ao público, o Teatro Regina Vogue reforça o caixa alugando o espaço para formaturas e, ainda, conta com o apoio de alguns parceiros. A Volvo, por exemplo, vai viabilizar que 10 mil crianças possam assistir espetáculos infantis no Regina Vogue este ano. "Graças a parcerias como essa conseguimos abrir ainda mais horizontes para crianças", diz Regina, comentando que, nas noites das segundas-feiras, o espaço oferece cursos de teatro ministrados pelo seu filho Maurício Vogue, de 43 anos, ator, cantor e diretor.
"Que a família Vogue possa comemorar esses sete anos, e mais outros sete à frente desse teatro tão importante para a cultura curitibana, paranaense e brasileira", finaliza a atriz Fabiula Nascimento.
Serviço:Confira a programação da Mostra Principal 2011 do Festival de Curitiba também pelo seu iPhone e iPad, baixe o app da Gazeta do Povo gratuitamente na Apple Store. Se você já possui nosso app, basta fazer o download da edição do dia e ir à editoria do Caderno G.
Deixe sua opinião