Curitiba tem em torno de dez agências de publicidade grandes, com estrutura profissional e clientes de peso. A maior dificuldade do setor ainda é a competição com São Paulo, o mais forte centro publicitário do país e que tende a concentrar as contas das grandes empresas e a "roubar" os melhores profissionais formados no estado. "Curitiba é um mercado que exporta ideias e talentos, produz muito material humano, que acaba ganhando visibilidade maior em São Paulo", diz Alexandre Silveira, diretor executivo do Clube de Criação do Paraná e diretor de criação da agência Bronx. Apesar dessa dificuldade, as empresas de maior porte têm buscado clientes fora do estado, investem na formação de parcerias com agências de São Paulo e se esforçam para segurar talentos. Um exemplo é a Heads, que hoje atende a Petrobras, uma das contas mais cobiçadas do país. Prêmios
Os trabalhos feitos aqui também buscam prestígio em prêmios, como o Taan Titan, que teve uma boa participação da OpusMúltipla em 2009. A JWT e a Bronx recentemente foram premiadas no Festival Ibero-Americano de Publicidade (Fiap). "As agências ganharam muito profissionalismo, estão mais equipadas", resume Silveira.
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