A partir desta sexta-feira (16), passa a vigorar o novo valor mínimo de R$ 500 para a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Até então, o valor mínimo exigido era de R$ 750.
"As instituições financeiras reduziram o valor da TED para facilitar ainda mais a vida de quem precisa transferir dinheiro, no mesmo dia, entre bancos diferentes", diz, em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que cada vez mais vem reduzindo o valor mínimo para a operação.
A Febraban ressalta que, em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC) ou o cheque é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação.
"Os bancos estão trabalhando para que haja mais uma redução no limite da TED ainda este ano", disse, na nota Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Febraban.
Ainda conforme o comunicado, de acordo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, tem crescido a preferência dos clientes por transferências eletrônicas - DOC e TED. Em 2009 elas representavam 28% do volume de transações; em 2013, o número subiu para 46%.
"Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência, basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação", acrescenta Walter.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast