O Brasil e os Estados Unidos firmaram acordo para a troca automática de informações tributárias sobre atividades financeiras de contribuintes dos dois países, informou o Ministério da Fazenda nesta terça-feira (23). O acordo estabelece que informações sobre contribuintes norte-americanos no Brasil sejam encaminhadas pelas instituições financeiras à Secretaria da Receita Federal e posteriormente transferidas ao órgão norte-americano "Internal Revenue Service".
Na outra ponta, a Receita Federal receberá das autoridades tributárias dos EUA dados sobre movimentações dos contribuintes brasileiros em instituições financeiras feitas naquele país. "Essa troca de informações se fará respeitando a confidencialidade da informação por ambas as partes", disse o ministério em nota.
Os dois países já possuíam acordo para intercâmbio de informações tributárias, que precisava ser ampliado para atender às exigências da lei dos Estados Unidos que visa identificar atividades financeiras de contribuintes norte-americanos no exterior.
O Ministério da Fazenda destacou ainda que o acordo faz parte do esforço de cooperação dos países membros do G20 para evitar evasão tributária.
- CVM multa gestores por irregularidade em fundo do Portus
- Dez planos de saúde terão que reajustar honorários dos médicos, diz TRT-PR
- Dólar fecha a R$ 2,40 com eleição e dúvidas sobre o BC
- Principais estados produtores de petróleo se unem para buscar maior arrecadação
- Anac: demanda por voo doméstico cresce 6,1% em agosto
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast