Dúvidas sobre a nova regra?
Se você tem dúvidas sobre o funcionamento da poupança após a mudança anunciada pelo governo, escreva para economia@gazetadopovo.com.br. Você também pode escrever sua pergunta no campo de comentários que fica no fim desta matéria.
Um especialista convidado pelo jornal irá responder os questionamentos enviados pelos leitores, em matéria que será publicada neste sábado (5).
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (4) que irá esclarecer as dúvidas dos clientes sobre as novas regras da poupança. A mudança começou a valer nesta sexta.
O banco, que tem 41,4 milhões de clientes com poupança, irá disponibilizar informações em seus canais de atendimento: agências, site e pelo telefone 0800 726 0101.
"Na prática, os clientes que possuem poupança na Caixa podem continuar movimentando a sua conta normalmente, por meio do cartão, tanto para depósitos quanto para retiradas, sem a necessidade de abrir uma nova conta", diz em nota.
As novas regras alteram a forma de remuneração dos depósitos realizados a partir desta sexta. Enquanto a taxa básica de juros, a Selic, for maior do que 8,5% ao ano, o rendimento será mantido em 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial).
Quando a taxa básica for igual ou inferior a 8,5% ao ano, a remuneração será igual a 70% da Selic mais TR. As alterações na taxa são decididas em reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).
Em relação à remuneração dos novos depósitos, o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, explica que nesse primeiro momento não haverá alteração, pois a Selic está atualmente em 9% ao ano.
"Os novos depósitos continuam sendo remunerados a 0,5% ao mês mais TR enquanto não houver alteração na Selic", diz Lenza. "E os depósitos realizados até 03 de maio tem a remuneração antiga pelo tempo que forem mantidos em poupança, independentemente de oscilações na taxa Selic."
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast