As lojas online faturaram ao menos R$ 179,2 milhões em 13 horas durante a Black Friday, festival de descontos realizado pelo comércio desde a noite desta quinta-feira (27).
A estimativa é da empresa de prevenção a fraudes ClearSale - como cerca de 80% das transações no Brasil passam pelo sistema da companhia, ela consegue indicar o volume de vendas.
De acordo com o levantamento, entre 20h de ontem e 9h de hoje, houve ao menos 390,7 mil pedidos, com um valor médio de R$ 459 cada um.
Essa é a quinta edição brasileira do evento, que é bastante tradicional nos Estados Unidos. Por aqui, a data é mais forte no comércio virtual, já que a iniciativa de importar o evento foi desse setor.
Faturamento
No ano passado, a data movimentou R$ 770 milhões em vendas pela internet, o que representou 19% das vendas de toda a temporada natalina, entre 15 de novembro e 24 de dezembro, segundo medição da consultoria E-bit. A expectativa é que neste ano o valor chegue a R$ 1,2 bilhão.
A previsão é que, assim como aconteceu em 2013, a Black Friday se torne uma espécie de Natal antecipado para o comércio eletrônico, sendo a última oportunidade do ano para faturar fortemente.
No ano passado, as vendas caíram 18% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2012, chegando a R$ 2,4 bilhões, algo atípico para um mercado acostumado a crescer a taxas de mais de 20% na comparação anual.
Cuidados
Ao fazer compras, o cliente deve estar atento à idoneidade da loja. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico concedeu a 412 e-commerces o selo Black Friday Legal, que atesta que a empresa se compromete com boas práticas como não maquiar descontos.
Outros 322 portais estavam com a autorização pendente por motivos como, por exemplo, não mostrar na página inicial dados como CNPJ e telefone de contato.
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