A ministra-chefe da Casa civil, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (28) que a comissão interministerial encarregada de apresentar propostas de um novo marco regulatório do setor de petróleo deve concluir o seu trabalho no próximo dia 19. "Está tudo dentro do prazo", afirmou Dilma, quando questionada se haverá adiamento da entrega do relatório sobre o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Tudo está em andamento, e nós esperamos que se cumpra o prazo", disse a chefe da Casa Civil. Pouco antes, porém, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, havia informado que deverá pedir ao presidente Lula mais dez dias para a conclusão do trabalho, que tratará do novo modelo petrolífero no país. Vários ministros, em conversas reservas, têm dito que gostariam de esticar o prazo para apresentar o relatório sobre o assunto, mas Lula não quer ceder e continua cobrando para o dia 19 a apresentação dos resultados da comissão interministerial.
"Quando a gente concluir o trabalho, como o presidente disse, vamos divulgar amplamente. É muito importante que a sociedade debata esse assunto", afirmou Dilma, logo após a cerimônia, no Palácio do Planalto, de divulgação do conjunto de investimentos públicos e privados no País. Durante a solenidade, o presidente fez vários elogios ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), comandado por Dilma. Lula disse, por exemplo, que, graças ao PAC, o país vive "uma revolução na área do saneamento" e tem recuperado muitas rodovias.
- Lula diz que pré-sal é de 190 milhões de brasileiros
- Investimentos da Petrobras até 2012 ainda não incluem pré-sal, diz Gabrielli
- FHC apóia mudanças no petróleo, mas não nova estatal
- Proposta de desapropriar reservas do pré-sal é criticada por IBP
- Especialistas são contra novo marco regulatório para exploração