Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Empresar 2013

Pesquisa no empreendedorismo deve ser participativa, avalia professor da ISG

Não existem dados ao que diz respeito ao empreendedorismo no mundo, mas se atinge grandes resultados com pesquisas. Esse foi o principal foco da palestra Novas Perspectivas na Pesquisa do Empreendedorismo, ministrada pelos professores Hans Wahl, coordenador de Empreendedorismo Social da INSEAD e Amir Rezaee, professor da ISG – Internacional Business School, durante o Fórum Internacional de Sustentabilidade e Empreendedorismo (Empresar 2013). Na sessão plenária foram abordadas as principais áreas estudadas dentro da atividade empreendedora.

De acordo com o professor Amir Razaee, a pesquisa é uma forma de analisar a empresa e seus fatores internos e externos. "Com a pesquisa pode-se captar os fatores que contribuíram para o sucesso ou para o fracasso de uma empresa", afirmou. Para Razaee, ainda faltam dados nesse tipo de estudo, mas se faz muito com pouco. "Não podemos ver a pesquisa no empreendedorismo apenas do ponto de vista estatístico, mas sim como uma pesquisa participativa e humana", ressaltou o professor.

Para o professor da INSEAD, Hans Wahl, é importante o empreendedorismo como forma de encontrar inovações em eficiência e financiamentos. "Fazendo estudos de casos pode-se medir o sucesso ou fracasso de atividades empreendedoras", disse. "Foi dessa forma que se conheceu o crowdfunding, uma forma de financiamento coletivo que hora faz a diferença em diversos empreendimentos", comentou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.