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Antes de criar a própria empresa, Rafael Biasotto trabalhou em empresas de brindes e presentes e também prestou consultoria para algumas delas. Hoje, Biasotto e seu sócio, Ivan Oliveira, são donos da própria empresa, que fatura cerca de R$ 100 milhões todos os anos.
O diretor comercial da marca Uatt? foi um dos palestrantes do Fórum Internacional de Sustentabilidade e Empreendedorismo, o Empresar 2013 e, em entrevista à Gazeta do Povo falou sobre o início da empresa e os acertos de sua atividade empreendedora.
Como surgiu a ideia da empresa?
Cursei administração e sempre tive uma vontade de trabalhar no setor de presentes e decoração. Sempre busquei desenhar esses tipos de produtos, mas com algum tipo de inovação. Depois de trabalhar algum tempo em empresas que produziam brindes e presentes, comecei a pensar em montar a minha própria empresa, onde poderia comercializar produtos mais coloridos e lúdicos.
Qual foi o investimento inicial?
A empresa começou em uma sala de 30 metros quadrados e a produção era bastante artesanal. Começamos com R$ 18 mil R$ 8 mil eram meus e os outros R$ 10 mil eu consegui no banco mais próximo, que era a minha avó (risos).
Qual é o faturamento da Uatt? hoje? Onde estão no mercado?
Hoje a Uatt? fatura cerca de R$ 100 milhões por ano. A marca já está no Brasil inteiro são 70 franquias que comercializam somente produtos da marca, mais de quatro mil pontos de venda multimarcas e consultores de vendas por todo o país.
Quais são os principais erros e acertos de sua atividade empreendedora?
Acredito que, se posso pontuar algum erro, ele deve ser o mais comum entre os brasileiros: a falta de planejamento. Ainda hoje, poderíamos gastar um pouco mais de tempo para planejar ações com mais antecedência, planejar o suficiente. Acredito que a Uatt? tem muitos acertos. Hoje estamos investindo em uma base de importação da China e trabalhando com fabricantes brasileiros, para investir no mercado internacional. Acredito que, como um todo, temos ações bastante acertadas.