Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
baixo crescimento

Fórum Nacional traça plano para país sair da crise

Mergulhado em recessão e com perspectiva de baixo crescimento, o Brasil está sem plano de ação para retomar a expansão econômica e preso à resolução de seus graves problemas imediatos. Mas, para sair do atoleiro, é preciso olhar novamente para o longo prazo, afirma o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso. Ele defende a elaboração de um novo Plano Nacional de Desenvolvimento, com horizonte até 2022, que permita ao país voltar a crescer a taxas anuais entre 5% e 6%.

Para estimular este debate, Reis Veloso comanda, nesta terça e quarta-feira, sessão especial do Fórum Nacional, no qual apresentará diretrizes para este plano, com foco em integração internacional do Brasil e educação.

A ideia, diz Velloso, que organiza o fórum desde 1988 e foi responsável pelo II Plano em 1974, é traçar um projeto para pôr o país em fase de alta expansão:

- Hoje só se pensa no dia a dia. Não há planejamento para o desenvolvimento sustentável.

Velloso acredita que só com objetivos claros e políticas focadas será possível religar os motores da economia, como ocorreu entre os anos 70 e 80, quando o Brasil reduziu a dependência de petróleo e virou a balança comercial de setores.

Os debates terão como temas educação e a busca por competitividade internacional. No primeiro painel, na terça-feira, cujo tema é “Transformar a educação para que a educação transforme o Brasil”, está prevista a participação do ministro da Educação, Renato Ribeiro, e do senador Cristovam Buarque. O tema do segundo dia será o “Impulso à modernização da infraestrutura (com alta participação privada), para fortalecer a competitividade internacional do Brasil”.

Ele será aberto pelo consultor econômico Raul Velloso, e e está prevista a participação do secretário do PAC e do Programa de Investimento e Logística do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz. O Fórum começa às 10h e vai até o fim da tarde.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.