O executivo José Mauricio Pereira Coelho, 49, que ocupa a diretoria de finanças do Banco do Brasil, será o novo vice-presidente da área financeira do banco.
Funcionário de carreira do BB, ele substituirá Ivan Monteiro, que deixou a instituição na semana passada para assumir a diretoria financeira da Petrobras junto com Aldemir Bendine, novo presidente da estatal.
O executivo, que também foi da área de Mercado de Capitais, entrou no BB há 27 anos e trabalhava diretamente com Ivan Monteiro havia seis anos.
Por ser funcionário da área financeira do BB, a nomeação foi bem recebida pelos colegas do setor, que se sentiram valorizados no banco.
Dança das cadeiras
As mudanças no Banco do Brasil começaram a ser anunciadas oficialmente na sexta-feira (6), quando o então presidente da instituição Aldemir Bendine foi escolhido para comandar a Petrobras. Por ser visto como suscetível a intervenções do governo, a indicação de Bendine não agradou ao mercado e as ações da Petrobras desabaram quase 7%.
Na segunda (9) foi anunciado o novo presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, 49.
Ele foi o responsável no BB por implantar o corte agressivo nos juros em 2011. Comandou ainda a BB Seguridade, braço de seguros do banco, considerado um caso de sucesso após ir à Bolsa.
De temperamento irrequieto, tem fama de ser um bom negociador. Ele deve dar atenção às áreas de produtos como cartões e seguros. Também procurará renovar o atendimento e a tecnologia.