O Paraná entregou ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), em Belém-PA, na quinta-feira, as 233 amostras solicitadas pelo Ministro da Agricultura para a realização de exames complementares para o laudo final de febre aftosa no estado.

CARREGANDO :)

De acordo com a Agência de Notícias do Estado (AEN), todas as 233 amostras foram conferidas individualmente pelos técnicos do Laboratório. Elas foram coletas em fazendas do Paraná com a presença dos médicos veterinários do Ministério da Agricultura. As novas amostras somaram-se às 477 que já tinham sido encaminhadas pela Secretaria ao Lanagro no período de 22 de outubro a 09 de novembro.

O material coletado é de líquido esôfago-faringeano (LEF) para pesquisa da presença ou não de vírus. Além das amostras, também foi colhido soro para pesquisa de anticorpos, além de sangue total para genotipagem.

Publicidade

Aftosa no Paraná

O anúncio da suspeita da doença no Paraná surgiu no dia 21 de outubro. Ao todo, foram identificados quatro focos suspeitos. Dezenove animais, que participaram de uma feira em Londrina, no Norte, apresentaram sintomas da doença, como febre, salivação abundante e dificuldade para caminhar.

Mais de um mês após a divulgação, o resultado oficial ainda não é conhecido. E, de acordo com a Secretaria de Agricultura, não há previsão para o laudo final.