Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas públicas

Relator da LDO de 2015 quer definir meta de superávit com nova equipe na próxima semana

Diante do anúncio dos planos da nova equipe econômica, o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), vai se reunir com a atual equipe e com os indicados Joaquim Levy e Nelson Barbosa para acertar o valor da meta de superávit de 2015 a ser colocada na proposta.

A LDO é que fixa a meta de superávit e outros parâmetros macroeconômicos que devem ser seguidos pelo governo. A proposta de LDO enviada em abril pelo governo fixou a meta de 2015 em R$ 114,7 bilhões, equivalente a 2% do PIB. E prevê um abatimento apenas R$ 28,7 bilhões de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta quinta-feira, Levy disse que a meta em 2015 será equivalente a 1,2% do PIB.

Vital disse que quer saber da equipe econômica se o governo já vai atualizar o valor no seu parecer final da LDO, ou se vai fazer como agora, em 2014, que tenta mudar a LDO já em vigor. Para 2014, o governo está tentando há 15 dias aprovar a mudança da LDO para poder descumprir a meta fiscal deste ano.

O senador disse que vai se reunir na segunda ou terça-feira com a equipe econômica. Em seguida, Vital do Rêgo apresentará seu parecer final da LDO.

"Vamos nos reunir com a atual e a nova equipe para discutir os parâmetros macroeconômicos, a meta de superávit. Acredito que eles vão querer já adotar metas mais realistas do que aquelas enviadas em abril, na proposta original da LDO", disse Vital do Rêgo.

O governo já enviou ao Congresso a revisão dos demais parâmetros macroeconômicos para 2015, na última sexta-feira, como determina as regras orçamentárias. Na sexta-feira, o governo reduziu a previsão de crescimento para 2015 de 3% para 2%.

Além disso, elevou a previsão de inflação de 5% para 6,10%. Mas, na ocasião, não mexeu na questão da meta de superávit.

A LDO de 2015 chegou ao Congresso em abril e até agora não foi aprovada. Na semana passada, com seis meses de atraso, o parecer preliminar de Vital do Rêgo foi aprovado. O atraso é tanto que o Orçamento da União para 2015 já começou a ser discutido sem a aprovação da LDO.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.