O Unibanco irá pagar US$ 820 milhões pela participação que a americana AIG possui na Unibanco AIG Seguros, uma parceria que durou onze anos. A instituição brasileira passa a ser a única acionista na empresa seguradora, agora denominada Unibanco Seguros & Previdência. A operação foi fechada na quarta-feira e o acordo prevê que a seguradora norte-americana desembolse US$ 15 milhões pela parcela detida pelo Unibanco na AIG Brasil Companhia de Seguros. O interesse em desfazer a parceria surgiu em meados de setembro, quando a AIG, em dificuldades financeiras nos EUA, precisou de ajuda do governo norte-americano.
A AIG manterá a sua atuação no Brasil por meio da AIG Brasil Companhia de Seguros. Em comunicado, o Unibanco afirmou que as duas seguradoras poderão atuar em conjunto em determinadas oportunidades de negócios, especialmente nos ramos de grandes riscos e resseguros. "Essa alteração permite que ambos os acionistas busquem oportunidades adicionais enquanto continuam a explorar oportunidades em conjunto", afirmou, em nota, o presidente da Unibanco Seguros, Jose Rudge.
Para o presidente da AIG na América Latina, Hamilton da Silva, o fim da parceria traz benefícios para a empresa, que passa a ter uma atuação independente no País e, por outro lado, garante que AIG e Unibanco possam fazer negócios conjuntos. A mesma visão possui o presidente da Divisão de Administração do Grupo AIG, Gustavo Covacevich. "A AIG continuará a coordenar com a Unibanco Seguros o fornecimento de produtos e serviços usuais para os nossos clientes multinacionais, como parte da nossa rede internacional", disse.
Com a parceria, a Unibanco Seguros e suas duas subsidiárias (Unibanco Vida e Previdência S.A. e Unibanco Saúde Seguradora S A.) ampliaram a participação no mercado brasileiro de 1% para 8%, liderando o segmento de grandes riscos. Foi também a associação do Unibanco com a AIG que trouxe ao Brasil novos produtos, como a garantia estendida e os seguros de responsabilidade ambiental. Em relação aos clientes, todos permanecem na Unibanco Seguros, sem alteração de contratos. O mesmo ocorre com os 1.600 colaboradores.