O jornal The Wall Street Journal afirma que teve acesso a uma carta em que a Vale notificou nesta semana algumas siderúrgicas asiáticas sobre seu plano de impor um aumento adicional de cerca 20% aos preços dos contratos negociados em junho.
Segundo a cópia da carta citada pelo Journal, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, quer que os preços de seu produto fiquem 86% e 92% acima dos níveis dos contratos de 2007. Os novos preços valem para embarques a partir de 1º de setembro. Em junho, a mineradora e as siderúrgicas asiáticas fecharam acordo para um aumento de preços entre 65% e 71% retroativo a abril. No entanto, as concorrentes anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto, em julho, pediram e receberam um aumento retroativo de 85%, na média.
Um representante da Vale não quis comentar a existência da carta. Anteriormente, a companhia havia afirmado que mantém conversações privadas com seus clientes sobre os termos dos contratos. Embora as siderúrgicas afirmem privadamente que vão contestar e não pagar o reajuste ou buscar outros fornecedores, os analistas consideram que dificilmente estas medidas serão bem-sucedidas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião