Está aberta a temporada dos grandes vestibulares do Paraná. A partir das 14h deste domingo, milhares de candidatos iniciam as provas da primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Norte do estado. Na próxima semana, começa a disputa na primeira etapa do vestibular mais concorrido do estado, o da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

CARREGANDO :)

Juntas, as duas instituições somam um total de 70 mil inscritos. Além da UEL, realizam concursos durante o feriado prolongado da Proclamação da República a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), apenas no câmpus Londrina, e a Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Os 24.399 candidatos inscritos na UEL estarão distribuídos em 599 salas, espalhadas por 26 locais de prova em Londrina, Cambé e Ibiporã. Do total de inscritos, 41,71% são cotistas: 8.851 candidatos disputam vagas reservadas aos estudantes de escolas públicas e 1.326 a vagas destinadas para negros. Todos concorrem a 3.050 vagas em 42 cursos de graduação. O mais disputado é o de Publicidade e Propaganda, com 56,49 candidatos por vaga.

Publicidade

Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h30 e fechados na hora marcada para o início do concurso. Nesta primeira fase, serão aplicadas 60 questões de Conhecimentos Gerais (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). A lista dos aprovados será divulgada em 2 de dezembro. A segunda fase acontece nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Os novos calouros serão conhecidos no dia 26 de janeiro.

Este ano, a concorrência na UEL está 31% menor. Segundo o coordenador dos processos seletivos da UEL, professor Luiz Rogério Oliveira da Silva, a dispersão foi basicamente de alunos do interior de São Paulo, o segundo maior estado na disputa do concurso. "Tínhamos uma fase em janeiro, depois das estaduais de São Paulo. Para 2006, invertemos e eles optaram pelo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) por não quererem arriscar ficar imobilizados na segunda fase da UEL, que será no mesmo dia", afirmou.

UFPR: Começa contagem regressiva para o maior vestibular do Paraná

Unopar e PUC-PR (Londrina) também fazem vestibular

Publicidade