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Veja algumas questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem 2013

1. O que é bullying virtual ou cyberbullying?

É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. "O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos", explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de:

A) atingir um grupo maior de espectadoresB) dificultar a identificação do agressor incógnitoC) impedir a retomada de valores consolidados pela vítimaD) possibilitar a participação de um número maior de autoresE) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet

Resposta: alternativa B

2. (Ver imagem) O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que:

A) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticosB) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.C) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.D) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.E) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.Resposta: alternativa E

3. TEXTO I

Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).

TEXTO II (Ver imagem)PORTINARI, C. O descobrimento do Brasil. 1956. Óleo sobre tela, 199 x 169 cm Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 jun. 2013.

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que:

A) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.

B) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.

C) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.

D) as duas produções, embora usem linguagens diferentes — verbal e não verbal —, cumprem a mesma função social e artística.

E) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momento histórico, retratando a colonização.

4. National Geographic News

Christine Dell’AmorePublished April 26, 2010

Our bodies produce a small steady amount of natural morphine, a new study suggests. Traces of the chemical are often found in mouse and human urine, leading scientists to wonder whether the drug is being made naturally or being delivered by something the subjects consumed. The new research shows that mice produce the "incredible painkiller" — and that humans and other mammals possess the same chemical road map for making it, said study co-author Meinhart Zenk, who studies plant-based pharmaceuticals at the Donald Danforth Plant Science Center in St. Louis, Missouri.

Disponível em: www.nationalgeographic.com. Acesso em: 27 jul. 2010.

Ao ler a matéria publicada na National Geographic, para a realização de um trabalho escolar, um estudante descobriu que

A) os compostos químicos da morfina, produzidos por humanos, são manipulados no Missouri

B) os ratos e os humanos possuem a mesma via metabólica para produção de morfina

C) a produção de morfina em grande quantidade minimiza a dor em ratos e humanos

D) os seres humanos têm uma predisposição genética para inibir a dor

E) a produção de morfina é um traço incomum entre os animais

Resposta: alternativa B

5. (Ver imagem)

O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a: A) opressão das minorias sociais.B) carência de recursos tecnológicos. C) falta de liberdade de expressão. D) defesa da qualificação profissional. E) reação ao controle do pensamento coletivo.

Resposta: alternativa E

CARREGANDO :)
Referente à questão 2.
Referente à questão 5.
CARREGANDO :)

Engana-se quem pensa que o conteúdo de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se resume a Português, Literatura e Língua Estrangeira. Na prova aplicada no segundo dia de exame, com questões de matemática e a redação, são também cobrados conteúdos de Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Em meio a questões gramaticais e análise de textos, o aluno pode se deparar com um quadro impressionista ou uma representação do corpo humano. Compreender as novas formas de comunicação também é importante. Uma análise crítica sobre o papel das redes sociais pode muito bem acompanhar aquele denso texto de apoio, tão comum no exame.

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Essas outras linguagens, no entanto, não demandam muito conhecimento específico do aluno. Para acertar as questões, é fundamental entender a proposta de uma obra, por exemplo, e os métodos utilizados pelo autor para desenvolvê-la. Não raro, isso pode ser deduzido da análise da própria imagem apresentada no teste. Mas estar informado sobre assuntos atuais e sobre os temas de preferência do Enem facilita a compreensão das questões.

Segundo o professor de Língua Portuguesa Noslen Borges, do Colégio Marista Santa Maria, o exame prioriza assuntos nacionais. "Há muitos textos sobre o Brasil, a nossa realidade, temas voltados para a sociedade. O Enem tem um foco na política social", diz.

A dica do professor se comprova nas competências exigidas para a prova no edital. Para Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, o documento cita nove competências. Entre elas, a capacidade de aplicar as tecnologias da informação e comunicação no cotidiano, considerando a função social desses sistemas, identificar a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade, relacionar o texto literário com o momento de sua produção e reconhecer valores sociais nas obras artísticas.

Estar informado sobre assuntos recentes é essencial também para as questões de língua estrangeira. Assim, o estudante pode se familiarizar com palavras comuns nesses temas, que podem aparecer na prova. Assistir a telejornais, ler jornais e revistas é uma das recomendações da professora de Inglês Maristela Rudeck Tassi, do curso Expoente.

Top 10 Linguagens

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1. Variação linguística: é a diversidade da língua dentro do país, envolve as gírias, as diferenças dos grupos sociais e das situações. Nesse aspecto, é importante lembrar que não existe certo e errado, e sim modos de falar adequados para diferentes situações.

2. Treine com provas anteriores: Fazer provas anteriores do Enem é outra recomendação. Para a professora de Inglês Maristela Rudeck Tassi, do curso Expoente, é fundamental desenvolver uma capacidade de leitura rápida, eficaz e identificar a ideia central do texto. "As perguntas do Enem são longas. O aluno precisa ler com calma, pois às vezes a diferença está em um detalhe mínimo, uma palavra diferente", diz.

3. Uso de vocabulário: identificar palavras que são sinônimos – saber como substituir uma palavra por outra em uma frase sem mudar o sentido.

4. Interpretação de charges, tiras e anúncios publicitários: linguagem verbal e não-verbal. Podem envolver assuntos atuais ou não.

5. Interpretação de obras de arte: saber qual é a técnica utilizada, se a linguagem é moderna ou antiga, e fazer a relação entre os quadros e poesias colocadas na mesma questão. Para o compositor e professor de Literatura Marcelo Brum-Lemos, do curso Bom Jesus, são frequentes artistas como Pablo Picasso, Tarsila do Amaral e Portinari. "Sempre caem coisas contemporâneas, e obras artísticas atuais não necessariamente conhecidas", diz o professor.

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6. Questões de interpretação: período composto e subordinado, uso da conjunção correta - se é adversativa, de oposição, de adição. Não se trata essencialmente de saber diferenciar conceitualmente, mas de identificar o sentido.

7. Obras de arte: Em um quadro, verifique as cores utilizadas e identifique o período de sua produção para entender o que o autor quis expressar.

8. Exercícios: Para educação física, compreenda a importância do exercício físico.

9 . Semana de 22: os artistas nacionais também são frequentes na prova "Sempre sai algo da Semana de 22", conta o professor Lopes, do curso Expoente. Segundo o professor, os temas mais frequentes estão relacionados à arte contemporânea. Mesmo assim, não se pode deixar de lado as informações sobre as obras do passado. "Obras relacionadas à arte brasileira que realmente fazem uma crítica social, para fazer uma relação com a época de hoje", diz Lopes.

10. Arte urbana: O professor Lopes, do curso Expoente, cita a arte urbana como uma das apostas nas últimas edições do Enem. "A arte sai do museu e vai para a rua", diz. Nessa categoria, alguns exemplos são o grafitti e as instalações. O artista búlgaro Christo é uma das referências da arte contemporânea citadas pelo professor.

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