A prova de redação da UFPR consiste em cinco questões que, de alguma maneira, exigem que o candidato redija um texto de dez a 15 linhas sobre o conteúdo descrito. Pode ser pedido a interpretação de um gráfico, resumo ou um comentário sobre determinado tema. Independente do estilo de texto solicitado, é necessário prestar muita atenção e saber interpretar o que diz a questão.
"O que ouço por aí sobre as correções é que os candidatos não atendem ao que pede o enunciado", afirma o professor de redação e literatura do curso pré-vestibular Dom Bosco, Enio José Ditterich. O professor cita como exemplo a transformação do texto direto sobre uma entrevista em indireto. "O aluno tem que deixar transparente que se trata de uma entrevista: Em uma entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o empresário João de Barro afirmou ...", orienta Ditterich.
O professor conta que há aqueles que tentam enganar a banca escrevendo com letras muito grandes ou muito espaçadas. Segundo Ditterich, "isso é visto como uma insinuação de fraude". Nas salas em que dá aulas, Ditterich se depara muito com a questão: Que tipo de letra devo usar, de forma, cursiva...? A resposta é: Qualquer uma! Neste caso, o candidato deve se preocupar apenas em manter um texto com condições de ser lido. "A única exigência é que esteja legível, que o corretor não precise ler duas vezes a mesma palavra para entendê-la", comenta. Para quem escreve com letra de forma, o professor pede que fiquem atentos aos inícios de frases e nomes próprios, nos quais o que for maiúsculo deve ficar mais destacado.
Outra dúvida é sobre a separação de sílabas. Afinal de contas, aonde vai o tracinho? A resposta é uma só, ao lado da sílaba e não embaixo, como também é utilizado. Como lembram os professores, a UFPR exige uma margem muito definida nos textos, por isso, se deve evitar a separação com apenas uma letra na linha de cima e o restante da palavra na próxima linha, e também evitar espaços nos quais cheguem a caber pelo menos uma sílaba. Como dica, a professora Anna Beatriz indica que o espaço para as palavras seja visualmente calculado antes de escrevê-las.