Justiça suspende liminar que prorrogava inscrições para o Sisu
O Tribunal Regional Federal (TRF) deferiu nesta sexta-feira (21) o pedido feito pela Advocacia Geral da União (AGU), em favor do Ministério da Educação, para suspender a liminar que prorrogava as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o dia 26 de janeiro aos estudantes do estado do Rio de Janeiro. Com a decisão, o MEC não precisará mais reabrir o Sisu. As inscrições foram encerradas às 23h59 desta quinta-feira (20).
- Justiça suspende liminar que prorrogava inscrições para o Sisu
- MPF pede prorrogação do Sisu para todo o país
- ProUni já registrou mais de 122 mil estudantes inscritos, diz MEC
- UFPR tem mais de 25 mil inscritos pelo Sisu
- MEC vai recorrer de decisão da Justiça que prorroga as inscrições do Sisu
- Inscrições para o ProUni começam nesta sexta-feira
- SiSU fecha com mais de 2 milhões de inscrições
- Justiça prorroga inscrições no RJ
- Justiça determina acesso à correção do Enem
- 1,8 milhão disputa 83,1 mil vagas no país
As instituições de ensino do Paraná somaram 98.332 inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em todo o país. Os dados foram disponibilizados pelo Ministério da Educação (Mec) nesta sexta-feira (21), um dia após o fim das inscrições. Ao todo, o Sisu recebeu mais de 2 milhões de inscrições, o que corresponde a aproximadamente um terço dos estudantes que fizeram o Enem.
Nesta edição, o sistema oferta 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Somente no Paraná são 3.894 vagas em três instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O Mec trabalha agora no processamento dos resultados e não divulgou números estratificados por curso, como a concorrência e nota de corte. A primeira chamada dos classificados deve ocorrer na segunda-feira (24) por meio do site do Sisu). Já as matrículas serão realizadas entre os dias 27 e 31 de janeiro para a maior parte das instituições. Na UFPR ela será realizada apenas no dia 27, para não interferir no Registro Acadêmico dos estudantes aprovados no vestibular tradicional, segundo a instituição.
Números
Na UFPR foram 33.317 inscrições, o correspondente a 25.828 candidatos inscritos cada estudante pode se inscrever em dois cursos no Sisu. A instituição disponibiliza 524 vagas em 85 cursos da instituição. Desse total de vagas, 308 são de concorrência geral; 108, para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e outras 108, para candidatos negros. As matrículas da primeira chamada do Sisu na UFPR serão realizadas apenas no dia 27 de janeiro
Já a UTFPR, que utiliza o Sisu como única forma de ingresso, somou 60.687 inscrições (41.779 candidatos inscritos). São ofertadas 3.150 vagas em 82 cursos espalhados por 12 cidades do estado. Metade das vagas são destinadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.
O IFPR teve 4.328 inscrições (4.005 inscritos) e também usa o sistema como único meio de ingresso nos cinco cursos superiores. A instituto oferece 220 vagas.
As demais chamadas de aprovados pelo Mec devem ser realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode