Vencer ou vencer. Esse será a meta dos 11 jogadores do Atlético-PR que entrarem em campo neste domingo, às 16 horas, no gramado do Estádio Centenário para enfrentar o Grêmio. Nem mesmo os fatores extra-campo – como o fato do jogo integrar as 8 partidas em que os gremistas jogarão longe do Olímpico, sem torcida e com portões fechados – são tidos como vantagem do lado Rubro-Negro. Um triunfo fora de casa pode manter a equipe paranaense longe da zona do rebaixamento e dar novo fôlego para o time embalar na competição. Já um empate ou uma derrota podem significar a queda para o grupo dos 4 times que estão no "inferno". (Acompanhe o jogo lance a lance aqui na GPol).

CARREGANDO :)

A semana no Furacão foi conturbada. Além das batalhas jurídicas envolvendo o jogador Aloísio, ex-Atlético e que hoje joga no São Paulo, e o antigo xodó da torcida Dagoberto, as declarações do técnico atleticano Osvaldo Alvarez, o Vadão, mexeram com o grupo e com o torcedor. Durante a semana de treinamentos no CT do Caju, Vadão afirmou que a meta do Furacão neste Brasileirão é escapar do descenso para Série B e tentar "beliscar" a classificação para a Copa Sul-Americana. Vôos mais altos do que esse são tidos como improváveis, tanto pela maior parte da torcida como pela crônica esportiva paranaense. Mesmo com as dificuldades, a expectativa é de um bom jogo no Rio Grande do Sul.

Dentro de campo, Vadão não poderá contar com o lateral-direito Jancarlos e com o zagueiro Danilo. O primeiro foi expulso na derrota contra o Corinthians em São Paulo, enquanto o defensor tomou o terceiro amarelo. Em seus lugares entram, respectivamente, o ala André Rocha e o experiente zagueiro César, que finalmente estréia com a camisa atleticana. No meio-campo, Alan Bahia praticamente não treinou durante a semana, mas após melhorar de uma forte gripe vai para o jogo. Completam o Furacão o goleiro Cléber, os zagueiros João Leonardo e Alex, o ala esquerdo Ivan, o volante Cristian, o meia Ferreira e os atacantes Denis Marques e Dagoberto.

Publicidade

No banco de reservas o Atlético também terá novidades. O goleiro Navarro Montoya, de 40 anos, e o lateral Michel vão ficar à disposição do treinador.

Grêmio

Apesar de não poder atuar em casa, o técnico Mano Menezes comemora a possibilidade de repetir a escalação do time que venceu o Juventude na última rodada, fato raro nessa temporada pelos lados da equipe gaúcha, que soma 20 pontos e está na 10.ª colocação do Brasileirão.

O treinador gremista aposta na mesma postura ofensiva do último jogo, quando o time criou um grande número de chances de gol. O volante Jeovânio, com dores musculares, treinou normalmente e está confirmado. No banco, o treinador terá como grande opção de mexida o atacante Léo Lima, recém-contratado e que estava no Santos.

Más lembranças

Publicidade

Há dois anos, o Atlético ia até Erechim enfrentar o Grêmio, em um jogo semelhante ao deste domingo. Na oportunidade, o time gaúcho lutava para escapar do rebaixamento, e cumpria perda do mando de campo contra o Rubro-Negro. Já o time paranaense, na ocasião comandado por Levir Culpi, liderava o Brasileirão e seguia a passos largos rumo ao bicampeonato nacional.

Contudo, após estar vencendo por 3 a 1, o Atlético acabou cedendo o empate. O resultado fez com que o time paranaense perdesse a ponta da tabela para o Santos, que acabaria sendo o campeão naquele ano. De consolo, sobrou o vice-campeonato para os atleticanos, que creditam a perda do título justamente naquele confronto contra os gaúchos.

Grêmio x Atlético-PR – 13/08/2006, às 16h

Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RSÁrbitro: Wagner Tardelli (RJ/Fifa)Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ/Fifa) e Vilmar Raul (RJ)

Grêmio - Marcelo Grohe; Patrício, Evaldo, William e Wellington; Jeovânio, Lucas, Tcheco, Hugo e Rafinha; Rômulo. Técnico: Mano Menezes

Publicidade

Atlético-PR - Cléber, André Rocha, Alex, César, João Leonardo e Ivan; Alan Bahia, Cristian e Ferreira; Dagoberto e Denis Marques. Técnico: Osvaldo Alvarez