Não foi desta vez que o Barcelona voltou a vencer, após dois tropeços consecutivos no Campeonato Espanhol, mas o time catalão conseguiu um bom resultado nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões: empatou por 1 a 1 com o Lyon, fora de casa, e avança na competição até mesmo com um empate sem gols no jogo de volta, marcado para o dia 11 de março.
Pressionado pelos maus resultados recentes no Campeonato Espanhol - empate com o Betis e derrota para o Espanyol -, o Barcelona começou muito mal a partida e foi totalmente dominado no primeiro tempo pelo Lyon, que abriu o placar aos 7 minutos: Juninho Pernambucano cobrou falta fechada, pela esquerda, e surpreendeu o goleiro Valdés, que deu um passo à frente e acabou traído pela trajetória da bola.
O time da casa seguiu pressionando e perdeu outras chances claras de marcar, como aos 27 minutos, quando o atacante Benzema acertou a trave do time espanhol. O Barcelona teve sua melhor oportunidade com Eto'o, mas o goleiro Lloris salvou cara a cara.
No segundo tempo, o Barcelona voltou melhor, ameaçando muito o gol francês em lances com Messi, Eto'o e Henry. O empate saiu aos 22 minutos: Rafa Márquez só escorou escanteio cobrado da direita e Henry apareceu livre, ao pé da trave, para marcar. O time visitante continuou pressionando, mas se acomodou com o empate e deu novamente espaço para o Lyon. A equipe francesa criou as melhores chances nos minutos finais, mas noa conseguiu marcar e agora precisará de uma vitória simples ou de um empate por mais de dois gols no jogo de volta, em Barcelona.