• Carregando...

Johannesburgo - Há melhor aperitivo para uma noite fria de inverno do que saborear queijos e vinhos? Cada categoria de queijo pede um tipo de vinho, e para que o aperitivo seja completo, deve-se conhecer profundamente ambos.

O vinho chileno sempre desce bem. Sendo branco seco, cai literalmente como uma uva se completado com queijo Gonga, um holandês de massa firme, mas de sabor suave.

As seleções do Chile e da Ho­­landa volta e meia estão no cardápio de nossas Copas. E assim como o queijo e o vinho, se destacam durante as estações frias. É uma questão cultural, pois são países que vivem intensamente o inverno.

Os três "goles" no Chile animaram os brasileiros. Ramires deixou o time mais leve, mais suave, mais corajoso. Contra a Holanda estará fora. Para mim, a melhor opção seria Kléberson. Penso que o ritmo seria mantido, mas acho que o técnico não usará o paranaense.

Hoje, mais do que nunca, há de se conhecer minúcias do adversário. Com a tecnologia da "câmara voadora" usada nesta Copa, os técnicos conhecem pelo vídeo a estratégia do adversário de cima para baixo, como num tabuleiro de xadrez.

Até começar a dinastia Rinus Michels, a Holanda era conhecida pela qualidade dos queijos e a genialidade de Van Gogh. Diziam que os holandeses jogavam futebol de tamanco. Mas aquela geração de Cruyff, revolucionou o futebol e todos passaram a respeitar a famosa Laranja Mecâ­­nica, nome dado em homenagem ao clássico do cinema.

Esta etapa de quartas de final é uma espécie de corrida de 400 metros com barreiras. Requer rapidez, resistência e força para transpor os obstáculos. As oito seleções acreditam que podem ganhar a Copa. Quatro ainda mantêm a virgindade, o que pouca diferença faz, pois sempre haverá a primeira vez.

Hoje estaremos em Port Eliza­­beth. É incrível, mas como parte dos profissionais da Gazeta do Povo está no voo da seleção, al­­guns deixam Johannesburgo de mala e cuia, assim como a própria delegação do Brasil. Isto é, prontos para voltar se eliminados forem. Pessimismo? Não. Apenas uma prevenção logística.

Ninguém sacia a fome, nem nós nem eles, apenas com o aperitivo. Esperamos a entrada na Cidade do Cabo e o prato principal aqui no "Berço da Huma­­nidade".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]