Na noite desta quarta-feira, a partir das 20h30 no Estádio Centenário em Caxias do Sul-RS, o Coritiba estréia na disputa da Copa do Brasil 2007. Em ascensão no Campeonato Paranaense, o alviverde espera uma boa campanha no torneio, que além de ser o caminho mais curto para conquistar uma vaga na Copa Libertadores, é uma boa chance para o time resgatar a auto-estima e voltar a dar alegrias para o torcedor.
Por duas vezes o Coritiba teve uma excelente campanha na competição. Em 1991 e em 2001 o time chegou até as semifinais, mas nas duas ocasiões acabou eliminado pelo Grêmio. Ao todo, o alviverde já disputou 53 jogos pela Copa do Brasil, sendo que conseguiu 19 vitórias, 18 empates e sofreu 16 derrotas.
A diretoria e a comissão técnica projetam um bom desempenho nesta edição do torneio, mas para iniciar este caminho é preciso uma vitória contra o Caxias de preferência por dois gols de diferença para eliminar o jogo da volta. O alviverde conseguiu avançar na competição nesta situação por três vezes: Fortaleza (1999), Poções (2000) e CFZ (2005).
Para a partida contra o Caxias, o técnico Guilherme Macuglia decidiu optar por uma tática mais defensiva. No último treinamento o comandante alviverde decidiu tirar o jovem Keirrison do time para promover a entrada do meia Geraldo, recém contratado. Como o jogador entrou bem durante o Atletiba, o técnico preferiu a experiência do atleta de 33 anos e guardou o fôlego e a vontade do jovem para a segunda etapa. Na frente, apenas Edmilson será o atacante.
A idéia de Macuglia é deixar Geraldo mais fixo, dando liberdade para o meia Marlos atuar solto pelo campo e apoiando o ataque. "O Keirrison vem de uma seqüência de três jogos difíceis. É um jogador que precisamos ter muito cuidado. Lá em Caxias, como será um jogo pesado, optamos pelo Geraldo. Analisamos a equipe adversária e estamos projetando nosso time para este confronto especificamente. Com o Geraldo, posso adiantar o Marlos para uma função em que ele gosta de jogar".
Outras duas novidades aparecem no time titular. Como o zagueiro Leandro segue vetado pelo Departamento Médico ele já havia sido cortado no Atletiba por estar com uma crise de renite Ozéia foi confirmado na zaga ao lado de Henrique. Na direita, China volta após cumprir suspensão automática pelo Paranaense e Túlio, que atuou pelo setor no clássico, acaba indo para o banco de reservas.
Caxias-RS
O Caxias iniciará nesta quarta-feira a sua sexta participação na Copa do Brasil. A primeira foi no ano de 1991, após ter conquistado o vice-campeonato Gaúcho no ano anterior, mas nunca passou da segunda fase do torneio. Segundo colocado no campeonato gaúcho, o Caxias terá dois desfalques para o jogo contra o Coritiba, em relação ao time que disputa o estadual.
O zagueiro Michel foi expulso na Série C do ano passado e pegou quatro jogos de suspensão. O atleta já cumpriu um e o time ainda espera que a CBF julgue o pedido de conversão da pena em multa para escalá-lo nesta quarta. Se isso não acontecer, Diego deve atuar pelo setor. Na frente, Jajá volta ao time após cumprir suspensão e atua ao lado de Juninho, que ganha uma oportunidade gerada pela contusão do titular Marcelo Carioca.
Caxias-RS x Coritiba 14/02/2007, às 20h30
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul-RSÁrbitro: Iolando Marciano Rorigues (SC)Auxiliares: Cleidy Mary Nunes Ribeiro (SC) e Ângelo Rudimar Bechi (SC)
Caxias - Silva, Tiago Machado, Diego (Michel), Max e Marcio Rosário; Willian, Jorge Luis, Eduardo e Diógenes; Jajá e Juninho. Técnico: Paulo Porto.
Coritiba Marcelo Bonan, China, Henrique, Ozéia e Daniel; Mancha, Juninho, Pedro Ken, Marlos e Geraldo; Edmilson. Técnico: Guilherme Macuglia.
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro