Herói da classificação da Holanda às semifinais, o goleiro Tim Krul confirmou neste domingo (6) que ficou sabendo apenas antes do jogo que poderia ser escalado por Louis Van Gaal para defender o time numa eventual decisão por pênaltis. No sábado, o selecionado europeu ficou no 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação e decidiu a vaga contra a Costa Rica nos pênaltis.
"O técnico me disse antes do jogo que se houvesse ainda uma substituição a possibilidade seria me colocar em campo", relatou Krul, em entrevista coletiva concedida na Gávea, zona sul do Rio, onde a Holanda tem sua base de treinamentos no Mundial.
Krul foi chamado por Van Gaal no último minuto da prorrogação, o que causou irritação no titular, Jasper Cillessen. O goleiro deixou o campo sem falar com o treinador e chutou várias garrafinhas de água próximas ao banco de reservas, onde sentou sem conversar com ninguém.
"Foi uma grande surpresa", afirmou Cillessen, sobre a substituição. Ele disse que viu Krul aquecendo, mas não imaginava que o treinador fosse de fato mandá-lo a campo. "Eu fiquei bravo, sim, mas aceitei", disse o goleiro durante a coletiva deste domingo, tentando disfarçar o constrangimento.
A decisão de Van Gaal acabou se mostrando correta. Krul defendeu duas cobranças e acertou o canto nas demais. "Eu analisei os pênaltis da Costa Rica", revelou o goleiro, se referindo ao jogo do adversário contra Grécia, pelas oitavas de final. "Nós temos um planejamento todos os dias, e temos nossos próprios estilos, um jeito de trabalhar, de fazer as coisas", completou.
No início da madrugada, logo após o retorno ao Rio, Krul postou uma mensagem em uma rede social comemorando sua atuação na decisão por pênaltis. "Sem palavras para descrever o quanto eu estou orgulhoso de fazer parte deste time e desta fantástica jornada", escreveu.
A seleção da Holanda realizou um treino leve neste domingo. Marcada inicialmente para o fim da manhã, a atividade foi adiada para as 15h30. Tido como fora do Mundial devido a uma lesão na virilha, o volante De Jong participou de um treinamento à parte
Houve uma mudança também no cronograma tradicional dos holandeses. A coletiva de imprensa com os dois goleiros aconteceu antes do treino, ao contrário do que vinha acontecendo desde o início da Copa, quando os jogadores falavam no final das atividades.
A Holanda viaja a São Paulo no fim da manhã desta segunda-feira. Na quarta, a equipe encara a Argentina no Itaquerão tentando chegar mais uma vez à decisão da Copa do Mundo. Em 2010, o time holandês perdeu para a Espanha na final.
- 'Talvez meu ciclo pela seleção tenha acabado' , diz Kaká
- Deportado, torcedor argentino agride cinegrafista ao chegar a Buenos Aires
- Multidão recebe a seleção da Colômbia em Bogotá
- À vontade na seleção, Fernandinho vira soldado de confiança de Felipão
- "A Bélgica tem um bom time e temos de olhar para o futuro", diz Hazard
- Candidatos à vaga, Willian e Bernard consideram Neymar insubstituível
- Agressividade do Brasil e árbitro preocupam Alemanha
- Alemanha vai com "camisa do Flamengo" diante do Brasil
- Copa 2014 tem a segunda melhor média de público