Ninho da Gralha em números
Área total de 241 mil metros quadrados
Oito campos de futebol
Refeitório com capacidade para 72 pessoas
Prédio administrativo
Dois prédios habitacionais para 72 atletas
Estacionamento
A irregular campanha no Brasileiro da Série B, que obrigará o Paraná Clube a permanecer pelo menos mais uma temporada longe da elite nacional, transformou a inauguração do Centro de Treinamentos de Quatro Barras na maior alegria paranista na temporada 2009.
De acordo com o cronograma estabelecido em maio, quando as obras tiveram início, a inauguração está confirmada para daqui exatamente um mês, 19 de dezembro, no mesmo dia do aniversário de 19 anos do Tricolor após a fusão de Pinheiros e Colorado.
"É o melhor presente para a nação paranista, depois de um ano difícil que passamos com risco de rebaixamento à Série C", disse o presidente do Paraná, Aurival Correia, em entrevista à Gazeta do Povo Online.
Correia explicou que alguns detalhes ficarão prontos pós inauguração, mas que o Ninho da Gralha como será chamado o CT paranista estará em pleno funcionamento no final de dezembro. "Tivemos atrasos nas obras na parte dos gramados. O mau tempo atrapalhou um pouco. Porém, a parte de construção civil está todo em dia", lembrou.
Nos 241 mil metros quadrados da sede do clube em Quatro Barras ficará concentrada toda a categoria de base paranista. De acordo com o projeto elaborado pelo arquiteto Waldeny Fiuza, o Ninho da Gralha terá quatro prédios independentes mais área para estacionamento e os campos de futebol.
A grande aposta da obra, orçada inicialmente em R$ 4 milhões e bancada por um grupo de empresários, é o prédio administrativo, com salas para dentistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, mais três piscinas para recuperação de atletas.
Existe ainda o refeitório, com capacidade para 72 pessoas e os dois edifícios habitacionais. O primeiro, para 72 atletas, com quartos para dois e quatro jogadores. "Queremos resgatar a fama do Paraná de clube revelador de grandes talentos, como era nos anos 90", avisou Correia, afirmando que o Centro de Treinamento Tricolor será ainda melhor comparado os de Atlético e Coritiba.
O Paraná foi um dos celeiros de jovens jogadores na década passada. Pelas categorias de base tricolor passaram jogadores como Ricardinho, pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Tcheco, meio-campista destaque do Grêmio, entre outros.
Sonho Antigo
A antiga sede campestre do Água Verde um dos clubes da árvore genealógica do Paraná , inaugurada na década de 60, deve ser o núcleo para a formação de craques para negócios futuros e revelar atletas para o elenco profissional. Inicialmente, o Centro de Treinamento de Quatro Barras será ocupado somente pelas categorias de base. Sobrando a Vila Olímpica do Boqueirão para o elenco profissional, que hoje treina na Vila Capanema e em diversos campos de Curitiba e região metropolitana.Por se tratar de um espaço em desuso, a antiga sede campestre de Quatro Barras tinha sempre o nome lembrado como solução para sanar dívidas do clube. Em 2004, no início da gestão de José Carlos de Miranda, a sede esteve para ser penhorada. Mas, a diretoria conseguiu manter o patrimônio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião