Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge anunciou hoje que atletas cujos exames antidoping derem resultados positivos poderão ser banidos das Olimpíadas de Pequim mesmo que suas punições já tenham sido cumpridas. Numa conferência realizada nesta sexta-feira, Rogge disse que somente com fortes evidências contra médicos ou técnicos envolvidos no caso, os atletas poderão pedir clemência em sua punição.

CARREGANDO :)

- Acredito que isso será eficiente para dissuadi-los. Todo atleta que for punido por mais de seis meses não poderá participar dos próximos Jogos - anunciou.

Apesar de a decisão do COI ainda precisar ser analisada pelo departamento jurídico, Rogge já disse que a cooperação de atletas na investigação de redes de doping será fundamental para ajudá-los a reduzir sua punições e até evitar o banimento das Olimpíadas.

Publicidade

Pequim terá 4.500 testes antidoping

O esporte internacional vem sendo por marcado por escândalos de doping ao longo do ano, em beisebol, ciclismo ou atletismo. Para Rogge, isso é prova de que o combate ao uso de drogas precisa ser endurecido.

O Mundial que será realizado no Japão, por exemplo, não terá um dos atuais recordistas dos 100m rasos. Justin Gatlin foi pego com resultado positivo para testosterona e esteróides em abril e recorre de uma punição de suspensão por até oito anos.

Em Pequim, no ano que vem, serão realizados 4.500 exames antidoping. Para 2012, em Londres, estão programados 5.500. Foram feitos 2.500 testes do gênero nos Jogos de Sydney, em 2000.

Publicidade