Ao lado de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, Porto Alegre é apontada como favorita a sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Neste sábado, a comitiva da Fifa esteve na capital gaúcha para tratar de detalhes do projeto de reforma do estádio Beira-Rio e de questões relativas ao Aeroporto Salgado Filho para o Mundial. Três representantes da entidade máxima do futebol estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as 17 candidatas. Doze serão escolhidas e anunciadas no dia 20 de março.
Fifa e CBF não confirmam, mas dificilmente a cidade ficará fora da seleção. No entanto, o prefeito em exercício e secretário extraordinário sobre assuntos da Copa do Mundo de 2014, José Fortunati, prefere ser prudente.
"A vida me ensinou a ser cauteloso. Tenho convicção de que Por Alegre atende aos requisitos básicos que a Fifa exige. A visita dos técnicos da entidade neste sábado foi proveitosa, mas cautela não faz mal a ninguém. Temos mais um prazo até o dia 13 de fevereiro para apresentar os últimos dados solicitados e, obviamente, vamos aguardar o anúncio das cidades escolhidas com muita confiança", disse.
O relatório será entregue ao Comitê Executivo da Fifa, que vai anunciar as sedes escolhidas. A partir daí, cada cidade terá um caderno de encargos com um cronograma de obras para ser cumprido. Segundo o prefeito, só então será fechado o orçamento necessário para a execução de todo o projeto da cidade.
"Vamos ver o cronograma e buscar parceiros. O presidente Lula deve anunciar no mês de abril o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa do Mundo de 2014. Nessa semana, entrei em contato com o gabinete da ministra Dilma (Russef, ministra chefe da Casa Civil) e o Governo Federal está trabalhando numa proposta do PAC para o Mundial. Temos um hall de obras que a Fifa vai apresentar como indispensáveis. A partir deste caderno de encargos, vamos trabalhar. Teremos até o fim de 2013 para cumprir as metas. Se a cidade não cumprir, será eliminada. Anualmente teremos que receber uma delegação da Fifa para avaliar uma etapa específica", explicou.
Confira alguns dos temas abordados pelo prefeito:
Rede hoteleira
Casa de dois campeões do mundo, a cidade tem tradição centenária no futebol. Na luta para ser uma das escolhidas, a aposta é na infraestrutura do município e na localização. Pela proximidade com países importantes no mundo da bola, Porto Alegre seria um atrativo para turistas de nações vizinhas, como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. As facilidades trazidas pelo Mercosul liberam o trânsito de torcedores, que também se sentiriam atraídos pelo baixo custo de viagens curtas. Para recepcionar os visitantes, a rede hoteleira é uma das prioridades.
"Estamos buscando parcerias com municípios que fiquem no raio de 130 km no que diz respeito à rede hoteleira e rotas turísticas", afirmou.
A cidade possui hoje 89 hotéis com 6.960 apartamentos e mais de 13 mil leitos disponíveis, sem contar a Região Metropolitana. Em um raio de até 70 km, ou uma hora de distância, são mais 48 hotéis, com 2.018 apartamentos e 4.300 leitos.
Segurança pública
"É um problema nacional e, infelizmente, nós sofremos com isso. A governadora Yeda Crusius já autorizou a contratação de 3 mil novos policiais militares. A maior parte deste efetivo ficará em Porto Alegre a partir de 2009 em Porto Alegre".
Infraestrutura
"Nós teremos a duplicação de algumas vias, como a Avenida Beira-Rio. Vamos iniciar a duplicação em 2009. A Avenida Tronco será finalizada e duplicada para que as pessoas se desloquem do Centro para a Zona Sul. São duas obras viárias da maior importância. Será construída uma nova ponte sobre o Rio Guaíba para facilitar a chegada de turistas uruguaios e argentinos. A pista do Aeroporto Salgado Filho será ampliada em 900 metros para receber aviões maiores e também voos internacionais".
Transporte
"Portais do sistema de transporte nos moldes de Curitiba vão qualificar e agilizar o serviço. Estamos travando a discussão para construção do início do metrô no Centro para o Beira-Rio e depois campos da Pontifícia Universidade Católica. É uma possibilidade".
Saúde
"Um novo hospital será construído na Restinga".
- São Paulo se esquiva de problemas e valoriza infraestrutura em visita da Fifa
- Fifa não quer candidaturas conjuntas para Copa de 2018
- Japão anuncia candidatura a sede da Copa de 2018
- Convicção marca apresentação da candidatura de Curitiba na Arena
- Ministro diz que Copa de 2014 terá sede no Pantanal e na Amazônia
- Governador de SP recebe Blatter e diz que seria uma honra abrigar abertura do Mundial
- Fifa confirma que Copa do Mundo de 2014 terá 12 cidades-sede
- Comitiva da Fifa define roteiro da visita em Curitiba neste fim de semana
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares