No único jogo da rodada em que as duas equipes têm muito a ganhar e perder, a Arena da Baixada vai tremer. Atlético Paranaense e Flamengo jogam neste domingo, às 17h, diante de um estádio lotado, e com objetivos opostos. O Furacão precisa da vitória para garantir a sua permanência na Série A, enquanto o Rubro-Negro carioca não pode nem empatar se ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores da América do próximo ano.
A Gazeta do Povo Online confere a partida LANCE A LANCE a partir das 16h50.
Após a derrota para o Náutico, o Atlético ficou pressionado a ganhar nesta última rodada para não depender de outros resultados na luta contra a degola. O clima eleitoral dentro do clube cujas eleições acontecem nesta segunda-feira ajudou o técnico Geninho a blindar o elenco e a concentração dos atletas está exclusivamente voltada ao importante confronto deste domingo.
A principal dúvida do treinador atleticano repousa no meio-campo, setor no qual David Ferreira está suspenso e que Julio dos Santos e Kelly brigam pela titularidade. Nas demais posições, Geninho manda a campo o que possui de melhor no grupo atual.
"Poderíamos ter saído já nos últimos jogos. Mas fazia parte daquilo que poderia acontecer. Melhor para nós que jogamos só com o nosso resultado. Se fizermos a nossa vitória não precisamos ficar torcendo para ninguém", comentou o comandante rubro-negro, em entrevista ao site oficial do clube.
Outros dois fatores motivam o Atlético dentro de casa. O primeiro é o fator torcida, uma vez que os atleticanos esgotaram os ingressos para esta "decisão", e apoio não faltará. O outro é na história do confronto diante dos flamenguistas na Arena. Desde a inauguração do novo Joaquim Américo, em 1999, foram oito jogos, com sete vitórias do Furacão e um empate.
Flamengo
Uma vitória na rodada passada, contra o Goiás, poderia ter deixado o Flamengo com uma mão na vaga para a Libertadores 2009. Contudo, o time empatou em 3 a 3 com o Goiás, deixou o G-4 e agora precisa vencer o Atlético e "secar" Palmeiras e Cruzeiro. A missão não será das mais fáceis, pelo tabu que o Urubu terá de enfrentar mais uma vez na Arena, e pela pressão sobre o técnico Caio Júnior, que dificilmente fica na Gávea para o próximo ano.
Este é o terceiro ano seguido em que o treinador chega na última rodada com chances de ir ao principal torneio da América do Sul. Em 2006, classificou o Paraná Clube, mas no ano passado falhou em levar o Palmeiras, perdendo em casa para o Atlético-MG. Se for para sair do Flamengo, Caio Jr. quer deixar a equipe classificada, até porque as finanças do clube dependem disto.
Com os retornos confirmados do zagueiro Fábio Luciano e do atacante Diego Tardelli, o técnico flamenguista espera conseguir a vitória, porém as importantes ausências de Kléberson, Ibson e Obina podem atrapalhar os planos dos cariocas.
ATLÉTICO PARANAENSE x FLAMENGO 07/12/08, às 17h
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Transmissão: TV Premiere FC; Lance a Lance Gazeta do Povo Online.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS).
Auxiliares: José Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Altemir Hausmann (RS).
Atlético Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Zé Antônio (Alberto), Valencia, Alan Bahia, Julio dos Santos (Kelly) e Netinho; Júlio César e Rafael Moura. Técnico: Geninho.
Flamengo Bruno; Fábio Luciano, Jaílton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Aírton, Marcelinho Paraíba e Juan; Vandinho e Diego Tardelli. Técnico: Caio Júnior.
- Geninho: "Quem não estiver motivado, que largue o futebol"
- Ex-ídolo do Furacão avisa: "Não é hora de errar"
- Rafael Moura volta aos treinos e deve enfrentar o Flamengo
- Não há mais ingressos para Atlético-PR x Flamengo
- Antônio Carlos e Rafael Moura estão liberados para decisão do Furacão
- Situação e oposição discutem asperamente em programa de rádio
- Junta eleitoral mantém decisão e oposicionistas recorrem à Justiça Comum
- Caio Júnior sai da toca, ri de notícia sobre Cuca, mas não garante permanência
- Juiz nega liminar que garantiria registro de chapa de oposição no Atlético
- Futuro do Atlético Paranaense entra em debate na Gazeta do Povo
- Oposição consegue liminar e Furacão terá bate-chapa na segunda-feira
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião