A briga judicial envolvendo o Atlético e o jogador Marcos Aurélio ganhou um novo, e talvez decisivo, capítulo. A sentença oficial do caso deveria ser conhecida apenas na segunda semana de fevereiro, mas a juíza da 11.ª Vara do Trabalho de Curitiba, Rosangela Vidal, surpreendeu e proferiu sua decisão já nesta segunda-feira garantindo que a liberação do atleta para atuar por qualquer time.
Segundo o despacho da juíza, todos os pedidos do Atlético foram negados e Marcos Aurélio está livre para assinar contrato com quem quiser. "A juíza julgou que a ação movida pelo Atlético era totalmente improcedente e, além disso, rejeitou todos os pedidos feitos pelo clube. Agora o nosso cliente pode atuar por qualquer time e, como já tem um contrato com o Santos, ele teve a sua situação definida", explicou o advogado Fernando Barrionuevo.
Inicialmente a sentença só seria conhecida em fevereiro, mas antes da audiência da última sexta-feira o advogado do jogador protocolou um pedido para liberar o jogador provisoriamente. "Como as inscrições para a Libertadores acabariam nesta segunda, pedi para que ele fosse liberado provisoriamente. Entretanto, como a juíza tinha todos os autos, provas e documentos em mãos, ela decidiu antecipar a decisão e proferir sua sentença".
A decisão foi conhecida justamente no último dia de prazo dado pela Comnebol para que os times participantes da Copa Libertadores fizessem as inscrições de seus jogadores.
Ao Atlético ainda cabe recurso contra a decisão. "Ainda cabe um recurso no Tribunal Superior do Trabalho. Nós achamos que o Atlético vai querer algum tipo de indenização, mas a decisão vai demorar para ser tomada e dificilmente mudará alguma coisa, já que a sentença está bem fundamentada pela juíza do processo", afirmou Barrionuevo.
O advogado do jogador comemorou a decisão. "Não considero uma vitória, mas sim que foi feita a Justiça. A primeira decisão, que impediu o atleta de se transferir, foi tomada sem que o Marcos Aurélio ou seus representantes fossem ouvidos, ou seja, sem defesa. Com o nosso trabalho demonstramos que o que foi alegado inicialmente não era verdade. Acredito que agora aplicaram o direito de acordo com a Justiça", concluiu Barrionuevo.
A reportagem da Gazeta do Povo Online tentou contato com o advogado do Atlético, Marcos Malucelli, e também com a assessoria de imprensa do clube, mas não obteve sucesso. O Atlético só se pronunciou no início da manhã desta terça-feira através do site oficial do clube.
De acordo com o site GloboEsporte.com, o Santos já enviou a lista dos jogadores que serão inscritos na competição. Marcos Aurélio está na relação com a camisa número 17.
Entenda todo o caso e saiba a opinião dos dois advogados (do Atlético e do jogador).