20 anos, 1,91 m e 83 Kg. Esses são os dados do goleiro Norberto Murara Neto. No Atlético, conhecido só como Neto. Ele será o titular da meta rubro-negra contra o Barueri, domingo, na Arena.
No CT do Caju desde o fim de 2002 (treinando e morando nas dependências do clube), o jogador foi promovido a segundo arqueiro do Furacão pelo ex-técnico Waldemar Lemos. Com Antônio Lopes, segue ostentando o posto e substituirá o suspenso Galatto recebeu três amarelos por fazer cera frente aos paulistas.
Promovido das categorias de base no início de 2009, Neto tinha também Vinícius e Renan Rocha à sua frente. No entanto, os treinamentos e a performance demonstrados desde os juniores valem a confiança de todos.
"Até o Gallato já veio me cumprimentar depois da partida contra o Botafogo. Ele me disse vê se não vai pegar muito se não você me derruba", conta a revelação, natural de Rio Negrinho, Santa Catarina. "Eu tenho certeza que esse garoto é muito bom. Nem estou preocupado", garante Lopes, após ter conversado com o preparador Marco Tedeschi sobre a opção para o gol.
Atual bicampeão da Copa Tribuna de juniores como titular, Neto só não foi à Copa São Paulo, em janeiro, pelo limite de idade do torneio ser de 18 anos. Assim, Santos, seu antigo reserva na base, é quem apareceu mais para a torcida.
Quem ainda não conhece o mais novo fruto da formação rubro-negra, vai se deparar com um atleta tranquilo. Além das defesas em baixo das traves, orienta com qualidade os defensores e sai bem do gol.
Detalhes que espera pôr em prática na estreia como profissional. "São sete anos esperando essa chance", revela ele, sem esconder a felicidade. Especialmente depois das dificuldades que viveu logo que desembarcou em Curitiba. "Eu tinha 1,67 (aos 13 anos) e os caras eram todos grandões. Não sabia se iria crescer o suficiente para chegar ao profissional", explica, lembrando de um tratamento especial que fez para ter certeza de que não iria ficar baixinho para a função de goleiro.
Se venceu os desafios em todas as categorias menores do Atlético, Neto agora tem como nova tarefa manter o retrospecto recente do gol rubro-negro. São três jogos sem ser vazado que estarão em xeque frente ao melhor ataque da competição (38 bolas na rede).
Praticamente fora
O atacante Alex Mineiro e o zagueiro Rhodolfo ainda não devem ter condição de jogo na partida contra o Barueri. Patrick e Manoel seguem como titulares.
Deixe sua opinião