Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vitória do "não"

Após derrota em referendo, premiê escocês diz que irá renunciar

Alex Salmond dá entrevista reconhecendo a derrota no referendo que iria ratificar a independência da Escócia | Reuters/Russell Cheyne
Alex Salmond dá entrevista reconhecendo a derrota no referendo que iria ratificar a independência da Escócia (Foto: Reuters/Russell Cheyne)

O nacionalista escocês, Alex Salmond, anunciou nesta sexta-feira (19) sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Parlamento da Escócia após a derrota da independência do seu país no plebiscito realizado na quinta-feira (18).

Na votação, 55% optaram pelo "não" à separação do Reino Unido e 45% pelo "sim"."Meu período como líder está quase no fim, mas para a Escócia a campanha continua e o sonho nunca vai morrer", disse Salmond em Edimburgo.

Salmond disse que não iria aceitar a nomeação como líder do Partido Nacional Escocês, em uma conferência anual, em novembro. Após a conferência, ele renunciará para que o novo líder do partido possa ser eleito premiê.

Nicola Sturgeon, vice-primeira-ministra e vice líder do partido, é a candidata natural para substitui-lo.

"Acho que o partido, o Parlamento e o país ficará melhor com uma nova liderança", afirmou em coletiva de imprensa, acrescentando que foi "o privilégio de minha vida" desempenhar o papel de chefe do governo regional escocês.

O resultado final

O resultado consolidado dos 32 distritos escoceses apontou 55,3% do "não" à independência (2.001.926 votos) e 44,7% (1.617.989) da campanha do "sim", que defendia o governo autônomo escocês. A participação foi de 84,59% do total de eleitores do país, que é de 4.283.392 de pessoas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.