Os dois astronautas que saíram da Estação Espacial Internacional neste sábado concluíram a missão com sucesso. Eles ficaram 7 horas e meia fora da espaçonave, uma hora a mais do que o previsto, para testes de segurança. Piers Sellers e Michael Fossum tinham que amarrar seu pé na ponta de uma vara, curvar, girar e pular para testar sua estabilidade como plataforma para reparos de emergência.
Sellers, Fossum e mais cinco astronautas voaram para a estação com a Discovery na quinta-feira e ficarão no espaço por 13 dias. No total, os astronautas deixarão a estação três vezes.
- Aproveitem a vista, senhores - disse a comunicadora da cápsula de Controle da Missão Megan McArthur aos dois homens quando deixaram a estação e foram para o espaço.
O estranho teste foi parte das tentativas da Nasa de melhorar a segurança depois do desastre de 2003 com a Columbia, que matou setes astronautas.
A Nasa queria ver se a vara, uma combinação do braço do robô de 15 metros da Discovery e uma extensão de 15 metros, manteria astronautas estáveis o suficiente para que consertem partes da nave espacial que não podem ser atingidas apenas com o braço do robô. Segundo os astronautas, a vara se mostrou mais estável do que o esperado.
Antes de se balançarem na vara, eles trabalharam rapidamente em um sistema de tranporte que estava quebrado e é necessário para completar o posto avançado de US$ 100 bilhões, que está pela metade.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia