A diplomacia brasileira busca informações sobre um brasileiro que estaria desaparecido em Concepción, cidade mais atingida pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no último sábado e matou ao menos 723 pessoas.
"Estamos procurando informações com as autoridades, o que está muito difícil porque os resgates ainda estão em andamento. A comunicação com as zonas mais afetadas está muito precária, afirma Marcos Vilalva, embaixador brasileiro no país.
O diplomata diz que a embaixada já investigou três suspeitas de brasileiros entre as vítimas, que não se confirmaram. O único caso que ainda não foi encerrado é do brasileiro que estaria em Concepción. De acordo com ele, entre as informações erradas enviadas à diplomacia está o caso de um brasileiro que queria voltar ao Brasil porque um familiar tinha morrido.
Para Vilalva, à medida que o número de vítimas sobe, aumenta a possibilidade de haver brasileiros entre eles. O Itamaraty estima em 12 mil o número de brasileiros residentes ou em passagem pelo Chile.