Os turistas chilenos que estavam retidos em Balneário Camboriú (SC) desde sábado, por causa da suspensão de voos para o Chile após o terremoto, começaram a embarcar para casa nesta terça-feira.
Pelo menos metade do grupo de 1,7 mil já seguiu para o Chile em cinco voos fretados (Sky Airlines) pelas mesmas operadoras de turismo que os levaram para Santa Catarina.
Os embarques ocorreram em Florianópolis, a 80 quilômetros de onde estavam. Segundo o diretor-geral da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, os demais turistas embarcarão até a quinta-feira.
Todos os voos partiram para Antofagasta e Viña Del Mar, de onde os passageiros seguem, na maioria, para Santiago por via terrestre.
Segundo Schneider, não se tem notícias de que os turistas tenham apresentado gastos particulares extras nos dias excedentes ao pacote. A prefeitura de Camboriú assumiu as despesas de hotelaria e alimentação. Segundo Schneider, as despesas podem chegar a R$ 200 mil e a prefeitura espera receber ajuda do governo.