Homens armados no sudoeste do Paquistão atacaram cinco caminhões-tanque com suprimentos para as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, disseram nesta segunda-feira funcionários. O incidente ocorreu perto da cidade de Mithri 230 quilômetros a sudeste de Quetta, capital da instável província do Baluquistão, uma área rica em gás e petróleo na fronteira entre Irã e Afeganistão.
"Homens armados não identificados dispararam em cinco caminhões-tanque da Otan. Dois deles pegaram fogo, enquanto o combustível vazou de três outros", disse o chefe da administração do distrito, Muhammad Azam. "Os motoristas não ficaram feridos."
Funcionários da inteligência local confirmaram o ataque. Os caminhões da Otan e os caminhões-tanque regularmente se tornam alvos de ataques atribuídos a insurgentes que querem atrapalhar as rotas de suprimento no oeste do Paquistão, por onde passa material para as tropas estrangeiras no vizinho Afeganistão.
A maioria dos suprimentos e equipamentos requeridos pela tropas da coalizão no Afeganistão é enviada pelo Paquistão, ainda que as tropas dos Estados Unidos cada vez mais usem rotas alternativas, pela Ásia Central. No Baluquistão há muitos militantes islamitas, além de violência sectária entre a maioria sunita e a minoria xiita. Há ainda uma insurgência separatista de rebeldes que buscam autonomia política e uma parcela maior dos lucros oriundos de recursos naturais. As informações são da Dow Jones.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento