O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, disse em um comunicado divulgado neste sábado (31) que o Congresso norte-americano deve discutir o plano de um ataque à Síria na semana do dia 9 de setembro.
"Sob os termos da Constituição, a responsabilidade de declarar guerras é do Congresso. Nós estamos felizes que o presidente Barack Obama tenha buscando nossa autorização para uma ação militar na Síria, em resposta às sérias e graves questões que estão sendo levantadas. Após consultas com o presidente, nós esperamos que a Câmara analise uma medida na semana do dia 9 de setembro. Isso dará tempo para que o presidente exponha o caso para o Congresso e o povo americano", diz Boehner no comunicado.
Mais cedo, Obama afirmou que decidiu que os EUA devem promover uma ação militar limitada contra a Síria, e que vai buscar autorização do Congresso para isso, apesar de ter prerrogativa para dispensar essa aprovação, como comandante-chefe das Forças Armadas. Atualmente, o Congresso dos EUA está em recesso e os parlamentares só devem retomar as sessões no dia 9 de setembro.
- ONU diz que não pode determinar prazo para o relatório de inspetores
- Obama pede autorização ao Congresso para bombardear a Síria
- Síria: Exército está pronto para possível ataque
- Ministros da Liga Árabe reúnem-se domingo para avaliar situação na Síria
- Obama busca apoio de Congresso para intervenção militar na Síria
- Oposição síria pede intervenção militar internacional "ampla e forte"
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias