Especial Nelson Mandela
Confira o especial da Gazeta do Povo sobre Nelson Mandela.
Veja fotos e vídeos sobre o Madiba. Leia artigos sobre o maior símbolo da luta contra o apartheid e a repercussão dessa morte.
- Centenas de pessoas se despedem de Mandela em Johanesburgo
- Líderes mundiais lamentam morte de Mandela
- Dilma e Lula lamentam a perda de Nelson Mandela
- "Embora soubéssemos que esse dia chegaria, nada pode diminuir nossa dor", diz Zuma
- No Brasil, Mandela foi "sufocado de tanto amor"
- "Sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela", diz Obama
Um misto de surpresa e tristeza marcou a estreia ontem à noite, em Londres, do filme sobre a vida de Nelson Mandela, quando a notícia da morte foi anunciada ao público, que contava com a presença das duas filhas do líder e do príncipe William.
Zenani e Zindzi Mandela, filhas do ex-presidente sul-africano, assistiam à estreia quando foram informadas da notícia e deixaram o cinema discretamente, segundo explicou o produtor sul-africano do filme "Mandela: Long Walk to Freedom", Anant Singh.
Na estreia, no cinema Odeon, estavam os duques de Cambridge, William e Kate e, enquanto os convidados assistiam ao filme, o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciava a morte de Mandela.
Logo após o filme acabar, o produtor do longa subiu ao palco junto com o diretor, Justin Chadwick, e o ator britânico Idris Wlba, que interpreta o ex-presidente sul-africano, para comunicar a notícia, relata o jornal britânico "The Times".
"O presidente Zuma anunciou que Madiba morreu em paz", disse Singh, notícia que causou ao público uma grande tristeza e todos fizeram um minuto de silêncio em memória do líder.
Singh explicou que as filhas de Mandela haviam deixado o cinema, mas que insistiram que o filme não fosse interrompido.
Ao final da exibição, o príncipe William, ao lado de Kate, disse à imprensa que Mandela foi uma figura "inspiradora".
"É uma notícia extremamente triste e trágica", disse, descrevendo em seguida Mandela como uma figura "extraordinária e inspiradora".