O Congresso americano e o governo Bush ponderam gastar bilhões na compra do medicamento antigripal Tamiflu, conta o jornal "New York Times"nesta sexta-feira. Mas após meses de demora, os EUA agora vão ter que aguardar na fila para comprar os comprimidos.
De acordo com o jornal, se o governo tivesse enviado um grande pedido meses atrás, a Roche, fabricante do remédio, poderia entregar boa parte do suprimento no próximo ano, informam fontes.
Como se passaram meses, entretanto, outros países já fizeram pedidos que levam ao limite a capacidade de produção da Roche tanto neste como no próximo
A notícia foi divulgada no dia quem a Romênia anunciou ter registrado seu primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas que vivem no delta do Rio Danúbio. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur.
- Nós descobrimos hoje três casos de aves domésticas que apresentaram resultado positivo em testes de detecção da gripe aviária na vila de Ceamurilia de Jos, no delta do Danúbio - disse Flutur a repórteres.
Flutur não quis comentar se o vírus da gripe era o mortal H5N1.
- Vamos enviar as amostras à Grã-Bretanha para a realização de uma análise - disse ele.
A preocupação com a disseminação da gripe aviária aumentou desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta, na semana passada, sobre uma possível pandemia da doença.
O vírus que provoca a gripe aviária, batizada como H5N1, já infectou mais de cem pessoas, matando pelo menos 60 em quatro países da Ásia desde o fim de 2003. Também provocou o abatimento de dezenas de milhões de aves domésticas.
Especialistas dizem que a variante H5N1 está sofrendo mutações constantes. Eles temem que ela acabe adquirindo as características necessárias para se espalhar entre os seres humanos. Se isso acontecer, dizem eles, a gripe se disseminará pelo planeta em poucos meses, matando milhões de pessoas.