O Congresso americano e o governo Bush ponderam gastar bilhões na compra do medicamento antigripal Tamiflu, conta o jornal "New York Times"nesta sexta-feira. Mas após meses de demora, os EUA agora vão ter que aguardar na fila para comprar os comprimidos.
De acordo com o jornal, se o governo tivesse enviado um grande pedido meses atrás, a Roche, fabricante do remédio, poderia entregar boa parte do suprimento no próximo ano, informam fontes.
Como se passaram meses, entretanto, outros países já fizeram pedidos que levam ao limite a capacidade de produção da Roche tanto neste como no próximo
A notícia foi divulgada no dia quem a Romênia anunciou ter registrado seu primeiro caso de gripe aviária em aves domésticas que vivem no delta do Rio Danúbio. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur.
- Nós descobrimos hoje três casos de aves domésticas que apresentaram resultado positivo em testes de detecção da gripe aviária na vila de Ceamurilia de Jos, no delta do Danúbio - disse Flutur a repórteres.
Flutur não quis comentar se o vírus da gripe era o mortal H5N1.
- Vamos enviar as amostras à Grã-Bretanha para a realização de uma análise - disse ele.
A preocupação com a disseminação da gripe aviária aumentou desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta, na semana passada, sobre uma possível pandemia da doença.
O vírus que provoca a gripe aviária, batizada como H5N1, já infectou mais de cem pessoas, matando pelo menos 60 em quatro países da Ásia desde o fim de 2003. Também provocou o abatimento de dezenas de milhões de aves domésticas.
Especialistas dizem que a variante H5N1 está sofrendo mutações constantes. Eles temem que ela acabe adquirindo as características necessárias para se espalhar entre os seres humanos. Se isso acontecer, dizem eles, a gripe se disseminará pelo planeta em poucos meses, matando milhões de pessoas.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo