Ao menos 300 mil residências do estado de Nova York se encontravam sem eletricidade na tarde desta segunda-feira (29) devido à chegada do furacão Sandy, informou o governador Andrew Cuomo. Cuomo publicou no Twitter cifras detalhadas sobre a interrupção do fornecimento de energia, que atinge exatamente 312.425 residências no Estado de Nova York.
FOTOS: Veja as imagens dos estragos causados pelo furacão
O furacão Sandy chegou nesta segunda-feira à costa leste dos Estados Unidos, onde nas próximas horas deve atingir grandes cidades como Nova York.
As autoridades já advertiram para os riscos "sem precedentes" do furacão e ordenaram a evacuação de milhares de residentes ao longo da faixa costeira que vai de New England (nordeste) à Carolina do Norte (sudeste).
Obama
O presidente Barack Obama, que concorre à reeleição no próximo dia 6, foi à TV afirmar que a passagem do furacão Sandy pelos EUA será "difícil" e que a sua previsão é a de que a situação só volte ao normal dentro de "vários dias". Neste período, disse, várias áreas do país deverão ficar sem energia elétrica.
Obama fez um apelo para que os cidadãos americanos obedeçam às orientações das autoridades e deixem suas casas, caso necessário. Ele disse que conversou com os governadores dos Estados atingidos e que os preparativos são "adequados".
"Se mandarem você sair de casa saia", disse aos espectadores. "Não adie. Pode haver efeitos mortais para quem não agir rapidamente." O democrata destacou que aqueles que se recusam a sair colocam as equipes de resgate em risco. Ele alertou que deverá levar "vários dias" para a água baixar. "Mesmo sem chuva, deve demorar."
Voos cancelados
Em toda a costa leste americana, mais de 10 mil voos foram cancelados.
Pelo menos 13 voos entre Brasil e Estados Unidos foram cancelados nesta segunda-feira. Desde domingo (28), as condições climáticas envolvendo o furacão já afetaram 22 voos envolvendo o Brasil.
Veja os estragos causados pelo furacão Sandy