Dois navios de guerra dos Estados Unidos transportando fuzileiros navais e equipamentos militares entraram nesta quarta-feira no Canal de Suez em direção à Líbia, segundo informações de uma autoridade do Canal. O deslocamento dos navios ocorre no mesmo momento em que EUA e países da Europa aumentam a pressão para que o ditador líbio, Muamar Kadafi, deixe o cargo.
"Os navios USS Kearsarge e USS Ponce entraram pelo sul às 6 horas (1 hora no horário de Brasília) e estão fazendo o caminho para o Mar Mediterrâneo", disse a autoridade, que não quis se identificar. O trajeto leva, em média, entre 12h e 14h para ser concluído. O navio anfíbio Kearsarge - com cerca de 800 fuzileiros, uma frota de helicópteros e instalações médicas - pode dar suporte a esforços humanitários e a operações militares.
Os governos de países ocidentais argumentam a favor da imposição de uma zona livre de voos sobre a Líbia para dar suporte aos rebeldes que lutam contra o regime de Kadafi. Alguns líderes da oposição local começaram a pedir um ataque aéreo.
Um navio porta-aviões norte-americano, o USS Entreprise - que carrega jatos de combate que podem implementar a área livre de voos - também pode ser convocado para agir na crise da Líbia. O porta-aviões está no norte do Mar Vermelho, de acordo com o site da Marinha dos EUA. As informações são da Dow Jones.
- Governo líbio diz ter retomado porto no leste; rebeldes negam
- Oposição estuda pedir ataque estrangeiro contra Kadafi
- ONU suspende Líbia do Conselho de Direitos Humanos
- Líderes no leste da Líbia formam Exército voluntário
- EUA alertam para guerra civil na Líbia se Kadafi não sair
- Navios dos EUA se posicionam perto da Líbia para "contingências"