• Carregando...

O presidente dos EUA, Barack Obama, parabenizou a Escócia pelo referendo "apaixonado, mas pacífico", e disse que saúda a decisão dos escoceses de permanecerem como parte do Reino Unido.

"Por meio de debate, discussão e deliberações apaixonadas, mas pacíficas, eles lembraram da enorme contribuição da Escócia ao Reino Unido e ao mundo, e decidiram a favor de manter a Escócia no Reino Unido", disse Obama em comunicado.

A Escócia rejeitou a independência em um referendo histórico que ameaçava cindir o Reino Unido, semear turbulência nos mercados financeiros e diminuir a influência mundial que o país ainda tem.

Os opositores da independência venceram com 55 por cento dos votos, enquanto os separatistas obtiveram 45 por cento, num total de 3,6 milhões de votos - com 85 por cento de comparecimento, um recorde de participação eleitoral.

Resultado

O resultado consolidado dos 32 distritos escoceses apontou 55,3% do "não" à independência (2.001.926 votos) e 44,7% (1.617.989) da campanha do "sim", que defendia o governo autônomo escocês. A participação foi de 84,59% do total de eleitores do país, que é de 4.283.392 de pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]