O subsecretário-geral da assuntos políticos da Organização das Nações Unidas (ONU), Jeffrey Feltman, advertiu nesta terça-feira (19) que as perspectivas de solução pacífica para o conflito entre israelenses e palestinos pode ser "irreparavelmente prejudicada" se não forem tomadas medidas para evitar a expansão de assentamentos judaicos nos territórios ocupados e outros "desdobramentos negativos".
Em sessão Conselho de Segurança (CS) da ONU, Feltman observou que, quatro meses depois de retomadas as negociações de paz, israelenses e palestinos "de algum modo conseguiram estreitar as divergências". Ao mesmo tempo, porém, "as tensões vêm crescendo perigosamente entre as partes".
Feltman qualificou como "revés significativo" os recentes anúncios de expansão de assentamentos judaicos por Israel em territórios reivindicados pelos palestinos para o estabelecimento de um futuro Estado. Em protesto à expansão, os negociadores palestinos apresentaram cartas de renúncias, que no momento estão sendo avaliadas pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas.
- Irã acusa Israel de perpetrar atentados suicidas em Beirute
- Netanyahu usa Twitter para pressionar contra acordo
- OLP comemora 25 anos fazendo apelo por fim da "impunidade de Israel"
- Netanyahu ordena cancelamento de projeto para construir casas na Cisjordânia
- Israel licita 20 mil casas na Cisjordânia ocupada
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp