Imagem de membros da família real fazendo saudação nazista. Elizabeth (no meio) tinha 6 anos.| Foto: Reprodução.

Um documentário que vai ao ar no dia 30 na TV do Reino Unido trará uma lembrança amarga para os britânicos: a relação entre a família real e o nazismo na década de 1930. “Prince Philip: The Plot To Make A King” irá ao ar três semanas depois do tabloide britânico “The Sun” publicar uma foto em que a rainha Elizabeth II, então com 6 anos, faz a saudação nazista.

CARREGANDO :)
Publicidade

Os alvos do documentário são as irmãs do príncipe Philip, duque de Edimburgo e marido de Elizabeth II. Três das quatro irmãs do príncipe (Margarita, Cecile e Sophie) se casaram com alemães que se tornaram figuras de destaque do Partido Nazista. Em 1935, Sophie foi fotografada jantando com o ditador alemão Adolf Hitler no casamento de Hermann Goering, comandante da Luftwaffe, a força aérea alemã.

Sophie, que chegou a dizer que Hitler era “um homem charmoso e modesto”, era casada com Christoph von Hessen, um coronel da SS. Em uma cena polêmica do documentário, Philip, então com 16 anos, é recebido no funeral de Cecile, em 1937, com o grito de saudação nazista “Heil”. Ele se distanciou das irmãs e lutou contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Já a imagem divulgada pelo “The Sun” faz parte de um filme familiar em preto e branco que teria sido feito em 1933 no Castelo de Balmoral, na Escócia. Elizabeth aparece imitando o gesto nazista com a mãe, ao lado da irmã, aparentemente encorajadas pelo futuro rei Eduardo VIII, que ficou 326 no trono em 1936.