O candidato republicano George Allen reconheceu na tarde desta quinta-feira a derrota apertada para o democrata James Webb na corrida pela vaga do estado da Virgínia no Senado, dando aos democratas a maioria nas duas Casas do Congresso pela primeira vez em doze anos. Também o senador republicano Conrad Burns admitiu a derrota na apertada disputa contra o democrata Jon Tester em Montana, informou o seu gabinete nesta quinta-feira.
- Ele ligou para Jon Tester esta manhã - disse o porta-voz Jason Klindt.
Tester, de 50 anos, fará parte da maioria democrata no Senado americano,
Já o candidato Allen disse que respeita a vontade do povo da Virgínia.
- Nesta temporada, o povo da Virgínia, que eu sempre chamei de donos do governo, se manifestou, e eu respeito a decisão - disse ele, em pronunciamento. - Hoje eu telefonei para Jim Webb e deu os parabéns a ele e sua equipe pela vitória.
O anúncio encerrou dois dias de incerteza, depois das eleições de terça-feira passada, na qual os democratas varreram os republicanos do controle da Câmara dos Representantes e estavam a apenas uma vaga do controle do Senado.O ex-governador de Virgínia e candidato eleito ao Senado Jim Webb, na noite do dia 7 de novembro - EFE
Mais cedo, o presidente George W. Bush disse que "está aberto a qualquer idéia ou sugestão" sobre a guerra no Iraque, numa tentativa de se aproximar da oposição. A estratégia dos Estados Unidos no país árabe foi o principal fator de desgate da imagem dos republicanos e do governo Bush.
Allen ficou atrás de Webb por cerca de nove mil dos 2,4 milhões de votos do estado, de acordo com números da autoridade eleitoral do estado.
Especulou-se na imprensa que Allen e Burns usariam do direito de pedir recontagem, caso a diferença entre eles e seus respectivos oponentes fosse de menos de meio ponto percentual. Se tivessem recorrido à recontagem, o resultado da eleição seria jogado para o mês que vem.
- Eleição deixa aliados em posição desconfortável
- Democratas tomam controle do Senado dos republicanos
- Democratas querem cúpula sobre Iraque com Bush
- Depois de revés eleitoral, Bush convida democratas para almoço
- Após derrota republicana, Bush pedirá cooperação bipartidária
- Democratas retomam Câmara nos EUA e devem conquistar o Senado
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião