O democrata Barack Obama está à frente do republicano John McCain em cinco dos oito Estados-chave na disputa eleitoral dos Estados Unidos, no dia em que os norte-americanos votam, apontou uma série de pesquisas Reuters/Zogby divulgada nesta terça-feira.
Obama também ampliou sua vantagem sobre McCain para 11 pontos percentuais entre os prováveis eleitores em uma outra pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby. O levantamento feito por telefone tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.
O democrata parecia estar no comando da disputa eleitoral, no momento que os eleitores vão às urnas nesta terça-feira, com McCain se debatendo para fazer frente a Obama em vários Estados em que o atual presidente George W. Bush, colega de partido de McCain, venceu na eleição de 2004.
A nova série de pesquisas nos Estados mostrou Obama com uma ligeira vantagem de 1 ponto na Flórida e 2 pontos em Ohio, com a margem de erro de 4,1 pontos percentuais. O democrata tem vantagens maiores na Virgínia e em Nevada.
Esses quatro Estados, vencidos por Bush há quatro anos, têm um total de 65 votos no colégio eleitoral. Se somados a Estados onde o então candidato democrata em 2004 John Kerry venceu, eles totalizam 317 votos no colégio eleitoral, mais do que os 270 necessários para vencer a eleição.
Obama também tem 10 pontos percentuais de vantagem na Pensilvânia, onde estaria a maior chance de McCain capturar um Estado que votou no candidato democrata há quatro anos.
O Missouri, onde Obama tinha vantagem de 1 ponto na segunda-feira, está agora empatado com 49 por cento da preferência para cada um.
McCain tem 5 pontos de vantagem sobre Obama em Indiana, Estado que não apóia um democrata para presidente desde 1964. Obama pretende viajar a Indiana nesta terça.
O republicano também lidera na Carolina do Norte por 1 ponto percentual. A Carolina do Norte não apóia um democrata desde 1976.
"Parece que pode ser uma grande vitória para Obama, e McCain tem essencialmente de vencer em todos os Estados ainda em disputa", disse o especialista em pesquisas John Zogby.
O candidato independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr ficaram com 1 por cento de apoio na pesquisa nacional, realizada entre sexta-feira e domingo junto a 1.226 prováveis eleitores.
As pesquisas estaduais foram feitas entre sexta-feira e domingo, com a amostra variando entre 600 e 605 prováveis eleitores. A margem de erro nos oito Estados é de 4,1 pontos percentuais.
- Longe dos holofotes, Bush acompanhará apuração dos votos em casa
- Obama acusa McCain de não entender de economia; republicano aposta na vitória
- Avó de Barack Obama morre de câncer aos 86 anos
- Obama abre 11 pontos sobre McCain, aponta Gallup
- Resultados nos primeiros estados dão pistas do vencedor nos EUA
- Mais de 153 milhões de eleitores já se registraram nos EUA