Celebramos neste mês a festa de Nossa Senhora da Luz, nossa querida padroeira da Arquidiocese e de nossa cidade.
Como quase todas as solenidades principais de Maria, também a natividade é de origem oriental. Na Igreja Latina tê-la-ia introduzido o papa oriental Sérgio I, pelos fins do século 7. Originariamente devia ser a festa da dedicação da atual basílica de SantAna em Jerusalém. De fato, a tradição indicava esse lugar como a sede da humilde morada de Joaquim e Ana, longínquos descendentes de Davi, pais de Nossa Senhora.
Devemos buscar neste culto da natividade de Maria uma verdade profunda: a vinda do homem-Deus à terra longamente preparada pelo Pai no decurso dos séculos.
A pessoa divina do Salvador supera infinitamente tudo o que a humanidade podia gerar, porém, a história da humanidade foi como um lento e difícil parto das condições necessárias à encarnação de Filho de Deus. Quis por isso a devoção cristã venerar as pessoas e os acontecimentos que prepararam o nascimento de Cristo no plano humano e no plano da graça: sua Mãe, o nascimento dela, sua concepção, seus pais e antepassados.
Crer nos preparativos da encarnação significa crer na realidade da encarnação e reconhecer a necessidade da colaboração do homem na efetivação da salvação do mundo. A verdadeira devoção a Maria leva sempre a Jesus.
Querido povo de Deus, de nossa arquidiocese, vamos pedir de maneira especial nesta festa de Nossa Senhora da Luz que nos ilumine para elaborarmos o nosso plano de ação evangelizadora à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Conferência dos Bispos do Brasil CNBB.
Essas diretrizes nos pedem que partamos do amor a Jesus Cristo, vivenciando a sua Palavra num mutirão verdadeiramente missionário. Todos nós católicos somos convocados a realizar em nossa Igreja Particular de Curitiba uma grande missão anunciando e testemunhando Jesus Cristo pelo nosso exemplo e testemunho de vida.
Que Nossa Senhora da Luz seja luz para todos mostrando que seu filho, Jesus Cristo, é a verdadeira luz, o verdadeiro caminho para encontrarmos as soluções aos grandes desafios que ameaçam a família, a sociedade política, econômica e social.
Com grande alegria e esperança vejo a reforma de nossa querida basílica menor dedicada à nossa padroeira progredindo a cada dia com a contribuição generosa de muitas pessoas. Que Nossa Senhora da Luz recompense com generosidade a todos aqueles que estão levando avante essa maravilhosa obra. Mãe querida, proteja nossa Arquidiocese e nossa Curitiba.
Dom Moacyr José Vitti, CSS arcebispo metropolitano de Curitiba.