Número de mortes por causa da gripe A chega a 202 no Paraná
Número de mortes no Paraná ocasionadas pela gripe A H1N1 chegou a 202, de acordo com o 54º Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira (2). Foram confirmadas sete novas mortes e 872 novos casos da doença no estado.
Das sete novas mortes, duas foram confirmadas na região de Curitiba, três na região de Cascavel, uma na região de Maringá e uma na região de Toledo.
- Volta às aulas em parte da região metropolitana fica para o dia 24
- Rede municipal tem menos de 50% de frequência no retorno às aulas
- Precaução na volta às aulas
- Especialistas dão dicas para evitar a nova gripe na volta às aulas
- Escolas particulares e públicas voltam às aulas na segunda-feira
- Rede municipal confirma retorno às aulas no dia 17
O ano letivo das escolas estaduais será encerrado no dia 21 de dezembro, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A data foi proposta pela Seed nesta quarta-feira (2) ao Conselho Estadual da Educação, que concordou com o calendário estipulado pela secretaria.
O prolongamento do calendário escolar ocorreu em função da suspensão das aulas no período de 31 de julho até 15 de agosto com o temor da disseminação do vírus H1N1 nas escolas. De acordo com a Seed, todas as escolas estaduais terão, obrigatoriamente, que repor os conteúdos perdidos de forma presencial.
Anteriormente, o calendário escolar seria finalizado no dia 18 de dezembro. O término do ano letivo foi adiado em apenas três dias porque as escolas terão que adotar datas alternativas para fazer a reposição dos conteúdos. Isso deverá acontecer aos sábados, nos feriados municipais e recessos escolares e também no contraturno, conforme determinou o Conselho Estadual da Educação. As escolas têm autonomia para decidirem em quais datas farão a reposição das aulas.
As escolas também deverão apresentar novo planejamento do calendário escolar até o dia 11 de setembro. "Cada estabelecimento de ensino deve fazer ampla divulgação do seu novo calendário escolar e a comunidade pode e deve buscar essa informação", disse a superintendente da Secretaria de Estado da Educação, Alayde Digiovanni, em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado.
A fiscalização do cumprimento dessas datas ficará a cargo dos Núcleos Regionais de Educação. Os núcleos também deverão entrar em acordo com as prefeituras para garantir o transporte escolar aos alunos que precisarem.