Tira-dúvidas
Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :
- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A
- Sintomas de gripe já afastaram pelo menos 42 profissionais de saúde em Londrina
- Maringá cria comitê para combater a gripe A
- Gripe matou mais de uma pessoa por dia no PR
- Bancos de Curitiba e região terão que adotar medidas preventivas contra a gripe A
- Poucas lojas aderem ao novo horário do comércio em Londrina
- Gripe A faz Andirá decretar situação de emergência
- Tamiflu será distribuído em dois lugares a partir desta sexta em Maringá
- Escolas da rede particular de Londrina também prorrogam suspensão de aulas
- 16 mortes são investigadas em Curitiba
- Médicos podem receitar Tamiflu
Prefeituras do interior do Paraná adotaram medidas preventivas contra a gripe A H1N1. As cidades de Ponta Grossa, Foz de Iguaçu e Pato Branco, Colorado e Irati anunciaram nesta sexta-feira (07) providências para impedir aglomerações públicas.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a prefeitura decidiu cancelar a edição de 2009 da Münchenfest (Festa Nacional do Chopp Escuro) e suspendeu a Exposição-Feira Agropecuária e Industrial. Além disso, todos os eventos culturais e esportivos - que aconteceriam na cidade nos meses de agosto e setembro - foram cancelados.
No Oeste do estado, Foz do Iguaçu fechou temporariamente a Biblioteca Pública nesta sexta-feira (7). O motivo da paralisação foi que três funcionárias da biblioteca apresentaram sintomas da nova gripe.
Na segunda-feira (10) haverá nova reunião na cidade, na qual a prefeitura decidirá se a biblioteca continuará fechada ou não. O local foi fechado para higienização e como medida preventiva. Isso porque o fluxo de pessoas no local aumentou bastante com a suspensão das aulas na cidade.
Já em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, as aulas também foram suspensas e a prefeitura declarou que o município está em situação emergencial. As aulas foram suspensas e a prefeitura determinou que os clubes fossem fechados. A Vigilância Sanitária Municipal e a comunidade da cidade também estudam medidas para evitar a aglomeração de pessoas e também para aumentar a higiene e a prevenção da gripe A.
Na cidade de Colorado, no Norte do estado, a promotoria de Justiça suspendeu a realização de um show sertanejo marcado para sábado (8). E, para que o evento possa acontecer, será necessária a distribuição de máscaras, a colocação de informações sobre a gripe A na casa noturna em que acontecerá o show e a disponibilização de antisépticos. As polícias Civil e Militar, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Saúde farão a fiscalização dessas medidas preventivas contra a gripe suína no evento.
E em Irati, no Sudeste do Paraná, a Justiça determinou a suspensão de eventos e atividades em locais de grande aglomeração de pessoas, como clubes, casas noturnas, bares e cinemas. Um show que aconteceria na cidade nesse sábado (8) também foi cancelado. Novas medidas poderão ser adotadas para evitar a disseminação do vírus H1N1 nessas cidades.
Outras medidas
Em Londrina, o comércio adotou novo horário de funcionamento. No entanto, apenas algumas lojas aderiram ao novo horário nesta sexta-feira (7). Esse foi o primeiro dia após a recomendação da Associação Comercial e Industrial (Acil) para que os estabelecimentos atrasassem a abertura e o fechamento em 30 minutos.
Já em Maringá, a prefeitura criou na tarde desta sexta-feira (7) um Comitê de Mobilização e Ação contra a gripe A. Instituições, órgãos públicos e privados pretendem repassar informações aos moradores e trabalhar junto à população para evitar as condições de contágio da doença. Participaram da reunião na prefeitura, os segmentos de saúde, instituições de ensino, associações e representantes religiosos.
E o prefeito de Andirá, na região Norte do Paraná, José Ronaldo Xavier (PTB), decretou, na tarde da quinta-feira (6), situação de emergência em razão da gripe A. O município, de 22 mil habitantes, tem dois casos confirmados laboratorialmente e quatro confirmados pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS).