Ao todo, 66 linhas operam com micro-ônibus em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

15,2 mil fizeram cartão transporte

A Urbs informou nesta quinta-feira (31) que 15.241 pessoas tinham feito o cartão transporte desde que foi anunciada a mudança. A estimativa do órgão é de que 30 mil passagens sejam pagas com dinheiro todos os dias, o que totaliza cerca de 15 mil passageiros. O órgão, no entanto, enfatiza que quem fez o cartão transporte desde o anúncio da mudança não foi necessariamente o usuário que paga em dinheiro e que parte dos passageiros pode não ter providenciado o cartão definitivo a tempo. Se for esse o caso, será necessário comprar um cartão provisório para poder utilizar os micro-ônibus.

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A partir desta sexta-feira (1º), as 62 linhas que operam com micro-ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba passam a aceitar apenas cartão-transporte para pagamento da passagem. A mudança foi anunciada início do mês pela Urbs, que adotou a medida para se adequar à lei que impede que motoristas também exerçam o papel dos cobradores (a chamada dupla-função).

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INFOGRÁFICO: Veja como fica a situação com o uso apenas do cartão de transporte

Para quem, porventura, não tiver o cartão definitivo, será possível utilizar o cartão-transporte avulso. Este poderá ser comprado e recarregado em 23 pontos da cidade.

O cartão nesta modalidade terá um custo de R$ 3 e poderá ser recarregado quantas vezes for necessário, com um limite de até 25 créditos por cada recarga. A operação de recarga nas bancas terá taxa de R$ 1, com exceção da primeira carga que é gratuita, e poderá ser feita com cartão de débito ou crédito. Segundo a Urbs, este cartão terá a validade de cinco anos.

Contras

Apesar de prático, o cartão-transporte avulso tem suas desvantagens em relação ao cartão tradicional, usado hoje por quase 1,5 milhão de passageiros. Além da taxa de recarga – a qual será repassada para cobrir os custos dos comerciantes – a primeira via do documento terá um custo de R$ 3. O tradicional só precisa ser pago caso seja necessário a sua substituição.

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Este modelo também não contará com sistema de bloqueio e identificação, nem programa de limite de créditos diários. Assim, em casos de perda ou extravio, não haverá como impedir que outra pessoa utilize o cartão, que também não faz as integrações temporais disponíveis no sistema de transporte.

Como fazer o cartão tradicional

É preciso levar um documento de identidade com foto e CPF. Não é mais necessário apresentar comprovante de endereço, nem levar fotografia.

O cartão obrigatoriamente deve ser solicitado pelo próprio usuário, ou então com uma autorização específica com firma reconhecida em cartório. Para os menores de 18 anos, os pais ou responsáveis podem fazer o cartão dos filhos. Para isso é preciso apresentar a documentação pessoal própria e um documento de identificação original com foto do menor de idade.

Os postos fixos de atendimento ao público funcionam na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (na Praça Rui Barbosa), Boa Vista (perto da Unidade de Saúde 24 Horas), Boqueirão (no Terminal do Carmo), Pinheirinho (Terminal Pinheirinho) e Portão/Fazendinha (no Terminal Fazendinha). Eles funcionam nos dias úteis das 8h30 às 17 horas e, a partir de agora, também aos sábados, das 8h30 às 12 horas.

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Desde o dia 14 também é possível adquirir os cartões nos terminais Cabral e Santa Felicidade e em um ponto de emissão perto da catedral, na Travessa Nestor de Castro, próximo à esquina com a Rua Barão do Serro Azul. O horário de funcionamento desses novos locais vão atender ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; e aos sábados, das 8h30 ao meio-dia.