Caetano Veloso veste máscara black bloc em visita ao Mídia Ninja

O cantor e compositor Caetano Veloso aparece com o rosto envolto num pano preto, à maneira dos adeptos do movimento "black bloc", numa foto postada na página do grupo Mídia Ninja no Facebook. Leia matéria completa.

CARREGANDO :)

Desfile de 7 de Setembro vai afetar tráfego em 15 ruas de Curitiba

O desfile cívico do dia 7 de setembro (sábado) vai influenciar o fluxo de veículos em 15 ruas e em 42 cruzamentos de Curitiba, atingindo os bairros Centro Cívico, Ahú, Alto da Glória e São Francisco. O evento, realizado em comemoração ao dia Independência do Brasil, ocorrerá das 8h15 às 12h30 na Avenida Cândido de Abreu, mas as interdições no tráfego serão realizadas já a partir das 23 horas de sexta-feira (6). Leia matéria completa.

Publicidade

Na véspera do Dia da Independência, grupos que se mobilizam por meio das redes sociais já haviam confirmado protestos em ao menos 13 municípios do Paraná. Em nove deles, as manifestações estão ligadas ao movimento Anonymous Brasil. No país, os atos estão previstos para ocorrer em 149 cidades, em todos os estados.

Em Curitiba, a maior mobilização ocorre pela manhã. A "Operação 7 de Setembro – o maior protesto da história do Brasil" já contava com cerca de dez mil confirmados até as 18h15 dessa sexta-feira (6). A concentração do protesto está prevista para ocorrer às 8h30 na Praça Santos Andrade. De lá, os manifestantes seguirão a partir das 9h30 rumo à Avenida Cândido de Abreu, onde ocorrerá o tradicional desfile militar do dia.

Segundo a descrição do evento na rede social Facebook, a marcha ocorrerá junto ao desfile dos militares devido ao maior fluxo de pessoas nas ruas, e também por causa da presença de políticos e da imprensa. "Não há utilidade alguma, enquanto protesto, que nos manifestemos em ruas vazias, apenas para 'marcar presença', e não incomodemos ninguém, que é o principal objetivo de uma grande manifestação", escreveram.

Ainda que os manifestantes devam sair às ruas por diversas reivindicações, a proposta inicial é que durante o protesto sejam levantadas quatro pautas essenciais com "caráter de urgência". Entre elas estaria o pedido de arquivamento do projeto de lei federal 728/2011, conhecida como "lei anti-terrorismo". Para muitos, a proposta abre margem para a criminalização de movimentos e manifestações populares.

O grupo também pede o fim do voto obrigatório, um boicote à Copa do Mundo de 2014 e o fim dos monopólios de famílias tradicionais do estado.

Publicidade

Policiamento

Por conta dos protestos, a Polícia Militar do Paraná afirmou que vai reforçar a segurança no Centro Cívico, onde ocorrerão as comemorações oficiais do dia 7 de setembro.

O órgão informou que a intenção é garantir a segurança das aproximadamente 1,3 mil crianças que irão representar cinco escolas municipais e 14 colégios estaduais no desfile cívico, e também dos demais participantes e da população que irá prestigiar o evento.

A polícia não adiantou informações sobre o efetivo que atuará no local, mas, de acordo com o coronel Milton Isac Fadel Júnior, a quantidade de profissionais destacados é "compatível para poder fazer frente a qualquer situação adversa".

Agentes Penitenciários

Publicidade

Agentes penitenciários, que estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu desde terça-feira (3), também prometem um ato para o dia 7 de setembro. Após o desfile cívico e militar, a categoria promete desfilar com cartazes de protesto e panfletagem. Os profissionais exigem uma reunião com o governador para exigir melhorias nas prisões do estado.

Outras cidades

A Operação Sete de Setembro também está prevista para ocorrer em Cascavel, Londrina, Guarapuava, Pinhão, Santa Tereza do Oeste, Paranavaí, Umuarama e Rolândia.

Em Foz do Iguaçu, manifestantes se programam para o movimento "Fora Renan", previsto para começar às 14 horas, na Ponte da Amizade. Manifestação com a mesma reivindicação também está marcada para Curitiba. Na capital, evento deve começar às 14 horas, na Praça Tiradentes.

Em Maringá, a manifestação leva o nome de "Dia da segunda independência do Brasil". O ato terá concentração na Praça Sete de Setembro.

Publicidade

Grupos de Cascavel e São José dos Pinhais programam, respectivamente, o "Dia do Basta" e o "Grito dos Excluídos", ambos também para o dia da independência.

No litoral

Em Guaratuba, no Litoral do estado, organizadores do evento "Ponte travessia de Guaratuba já" prometem interromper das 10 horas ao meio dia os serviços de balsas e ferry-boats, que hoje são as únicas alternativas para atravessar a baía até à cidade de Caiobá.

De acordo com um dos organizadores, Alex Fatel, a falta da ponte compromete os comerciantes e a população que precisa realizar a travessia. "Já chegou a uma situação insuportável", declara.